top of page
  • Foto do escritorJu Puccia

Resenha de Livro: Deuses Americanos, de Neil Gaiman


Sinopse:


"Deuses Americanos, o melhor e mais ambicioso romance de Neil Gaiman, é uma viagem assustadora, estranha e alucinógena que envolve um profundo exame do espírito americano. Gaiman ataca desde a violenta investida da era da informação até o significado da morte, mantendo seu estilo picante de enredo e a narrativa perspicaz adotados desde Sandman. Neil Gaiman oferece uma perspectiva de fora para dentro - e, ao mesmo tempo, de dentro para fora - da alma e espiritualidade dos Estados Unidos e do povo americano: suas obssessões por dinheiro e poder, a miscigenada herança religiosa e suas conseqüências sociais, e as decisões milenares que eles enfrentam sobre o que é real e o que não é."


Resenha:


Neil Gaiman é conhecido por suas obras fantasia, e, principalmente pelo livro Deuses Americanos (além de Sandman).


Shadowmoon é um ex-presidiário que é liberado da prisão com antecedência por bom comportamento. Após a morte em um acidente de carro que matou sua esposa, Shadow está perdido, sem ter para onde ir, e é aí que ele conhece Wednesday, também conhecido pelo nome Odin, pois, Wednesday na verdade é um deus. (Curiosidade: Quarta-feira é o Dia de Odin na mitologia nórdica, por isso, o nome Wednesday).


Wednesday recruta Shadow para tentar reunir os deuses esquecidos, que vivem uma vida "humana" nos dias atuais, para lutarem contra os deuses modernos: a mídia, internet, tecnologia que afastam as pessoas cada vez mais umas das outras. Assim, eles lançam uma tempestade psicoespiritual, que aparenta ser bem real, exemplo: Shadow recebe visitas do espectro de sua mulher morta, que parece estar bem viva.


Os deuses vivendo de forma decadente traz um efeito trági-cômico ao livro, mostrando que, na verdade, os deuses precisam mais de nós, do que nós precisamos deles.


O final do livro é daqueles que eu adoro, nunca fica muito claro o que realmente aconteceu, fazendo com que cada um imagine a situação que mais lhe agrada.


Gaiman traz ao público aquilo o que ele tem de melhor: fantasia urbana e devaneios, e mais uma vez, não desaponta seus fãs.


Resenha por: Juliana Puccia

19 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page