top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Premiado no Festival de Cannes neste ano, 'O Desafio de Marguerite' estreia nos cinemas em 7/12

Atualizado: 14 de nov. de 2023

Longa acompanha a história de uma matemática, a única mulher em sua turma da universidade, que decide recomeçar sua vida após um erro inesperado em seus estudos.

Premiado no Festival de Cannes neste ano, 'O Desafio de Marguerite' estreia nos cinemas em 7/12

Dirigido por Anna Novion (“Encontro em Kiruna”), “O Desafio de Marguerite” (Le Théorème de Marguerite) entra em cartaz nas salas de cinema de todo o Brasil em 7 de dezembro de 2023, com distribuição da Synapse Distribution. O filme conta a história de Marguerite Hoffmann (Ella Rumpf, do thriller “Raw”), uma estudante de 25 anos que está prestes a apresentar sua tese de doutorado. Mas, quando um erro técnico acaba com sua teoria, ela decide sair da universidade e aplicar o que aprendeu na vida real. Atualmente, o longa faz parte da seleção oficial do Festival Varilux 2023.


Única mulher na turma de matemática da École Normale Supérieure (ENS), Marguerite se dedica diariamente aos estudos avançados, mesmo com a pressão externa que sofre dos membros da universidade. A personagem foi inspirada em uma experiência pessoal da diretora e na trajetória de Ariane Mézard, uma das grandes matemáticas francesas da atualidade. “Ela foi a primeira pessoa que conversou comigo sobre matemática de uma forma artística e imaginativa, o que me interessa muito como cineasta”, diz Anna Novion.


A diretora conta também que, quando tinha cerca de 20 anos, ficou doente e precisou se afastar do convívio social por seis meses. Ao retornar, sentiu uma lacuna entre ela e as pessoas da mesma idade, como se não pertencessem ao mesmo lugar. Essa experiência de desconexão com o mundo e com as outras pessoas, aliada aos ensinamentos de Ariane, tornaram “O Desafio de Marguerite” possível de acontecer.


Confira o trailer:

“Pensei nas ‘grandes écoles’, aqueles locais de ensino onde os alunos estão, por vezes, isolados do resto do mundo, apenas focados em seus estudos [...] Os matemáticos podem passar a vida inteira tentando resolver um problema sem nenhuma garantia de que algum dia o farão. Os cineastas também correm o risco de ver seus projetos fracassarem a qualquer momento. Isto não é diferente de um ato de fé. Ser um matemático é como ingressar em uma ordem religiosa. Marguerite tem uma relação muito pura com essa ciência, quase como uma forma de devoção”, diz.


“Quando conheci Ella Rumpf, conversamos muito e eu simplesmente soube. Tive a sensação de que poderia haver uma conexão fascinante entre Ella e a personagem, e que daria à luz uma encantadora Marguerite. Ela exalava uma intensidade e um comprometimento que eu queria filmar”, conclui a cineasta.


“O Desafio de Marguerite” fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes de 2023, onde venceu o prêmio do júri técnico CST Young Film Technician Award, pela direção de arte assinada por Anne-Sophie Delseries.


Sinopse oficial O futuro de Marguerite, uma brilhante aluna de matemática na prestigiada École Normale Supérieure (ENS), parece todo planejado. Única mulher de sua turma, ela está terminando uma tese de doutorado que precisará expor para um público de pesquisadores. No dia D, um erro abala suas certezas e todos os seus alicerces desmoronam. Marguerite decide então largar tudo para começar de novo.


Elenco principal

Ella Rumpf - Marguerite Jean-Pierre Darroussin - Laurent Werner Clotilde Courau - Suzanne Julien Frison - Lucas Sonia Bonny - Noa


Ficha técnica

Diretora: Anna Novion Roteiro: Anna Novion, Mathieu Robin, Marie-Stéphanie Imbert, Agnês Feuvre Produção: Miléna Poylo, Gilles Sacuto (TS Productions) Co-produção: Aline Schmid, Adrian Blaser (Beauvoir Films) Direção de Fotografia: Jacques Girault Direção de arte: Anne-Sophie Delseries Figurino: Clara René Edição: Anne Souriau Trilha sonora: Pascal Bideau Ano: 2023


Sobre a Synapse Distribution

Parte do grupo Sofa Digital desde 2018, a Synapse Distribution adquire filmes para comercialização em toda a América Latina. Em 2021, foi responsável, em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, por trazer ao país o filme ‘Druk - Mais Uma Rodada’, ganhador do Oscar na categoria ‘Filme Internacional’. Em 2022, a Synapse iniciou a distribuição direta de filmes em salas de cinema por todo o Brasil.



fonte: Atômica Lab

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page