Inauguração do "Cinesystem Belas Artes" e critica do filme "O Brilho do Diamante Secreto"
- Ricardo Figaro
- 30 de jul.
- 2 min de leitura

Fomos convidados para a Inauguração do Cinesystem Belas Artes no shopping Frei Caneca, um evento fechado com a exibição do filme O Brilho do Diamante Secreto, dirigido por Hélène Cattet e Bruno Forzani.
O cinema se encontra no terceiro piso do shopping e devo adimitir que é muito bonito, tivemos uma deliciosa recepção com Pipoca quentinha e um refrigerante (Pepsi somente) ou agua com e sem gás para beber, até o inicio da sessão.
Após o termino da sessão foi feito um coquetel, com brownies muito gostoso e um tipo de salgadinho que estava com um bela fila para pegar e não me despertou nenhuma vontade e com vinho, champanhe e cerveja para beber.

Agora vamos falar do filme, foi um exercício que desafia as minhas convenções narrativas sobre o cinema tradicional.O longa mergulha na mente de um espião aposentado chamado John Diman, que é tragado para um turbilhão de memórias distorcidas, paranoia e violência estilizada. A história, que começa como um filme de espionagem clássico, é desmontado em fragmentos, tanto sensoriais, quanto visuais focando nos diamantes.
A experiência proposta pelo filme é desconfortável. Em vez de desenvolver os personagens por meio de diálogos ou construção dramática convencional, o filme aposta na saturação estética: cores vibrantes, espelhos, reflexos, ruídos ampliados, cortes abruptos e trilha sonora pulsante. Não fui guiado por uma trama lógica, mas por sensações.
Na minha opinião trata-se de um cinema que aposta no risco, que prefere provocar sensações ao invés de entregar explicações, e sem duvidas O Brilho do Diamante Secreto não é para todos.
Esta mais para cinéfilos interessados em experiências audiovisuais e amantes do cinema experimental europeu, certamente vai afastar quem espera um enredo claro ou uma história com início, meio e fim.
Se fosse dar uma nota de 0 a 10 para esse filme daria um 4,5 pois como até ouvi na sala do cinema não é um filme para quem está habituado ao cinema mais popular, mesmo assim não me agradou muito. Até o proximo filme pessoal!
Abaixo segue o Trailer :
Escrito por Ricardo Bueno
Comentários