top of page
  • Foto do escritorBeca Tonello

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Saiba mais sobre as mudanças empolgantes que chegarão ao LoL Esports em 2025.

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Para guiarmos o LoL Esports para um futuro ainda mais incrível, lançaremos uma série de melhorias para 2025. Acreditamos que essas mudanças tornarão nosso esporte mais emocionante e competitivo, tanto para os fãs quanto para os profissionais:


  • Um terceiro e novo evento internacional;

  • Um modo de jogo totalmente novo para o Tier 1: “Fearless Draft";

  • Cronograma de etapas unificado para todas as ligas;

  • Proposta de ligas multirregionais na Ásia-Pacífico (APAC) e nas Américas;

  • Experimento com vagas/promoção-rebaixamento de "equipes convidadas";

  • Novas vagas para equipes em eventos internacionais.

  • Essa evolução faz parte do nosso novo modelo comercial para manter os Esports do LoL como um projeto mais sustentável financeiramente e interessante para o público.

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Novo evento internacional e modo "Fearless Draft”

É com muito prazer que anunciamos a criação de um terceiro e novo evento internacional para os Esports do LoL. Jogadores, equipes e fãs têm deixado claro o desejo por mais torneios com competições entre as melhores equipes do mundo, então estamos felizes em criar espaço no calendário para mais um evento. O nome e a marca ainda estão em discussão, mas temos vários detalhes que podemos compartilhar hoje.


No início da temporada 2025, criaremos o primeiro torneio/etapa global em todas as regiões. A rodada inicial começará com partidas regionais em cada uma das cinco regiões (mais sobre essa proposta de mudança abaixo), com uma única equipe se qualificando para a rodada internacional do torneio em março. As equipes que avançarem para a rodada internacional participarão em um formato todos contra todos. Veremos todas as regiões disputando uma contra a outra numa série de partidas! As quatro melhores equipes desta etapa avançarão para uma chave, e a grande vencedora do torneio será coroada ao final de uma rodada internacional de seis dias.

Sendo um evento de início de temporada, o novo torneio/etapa permitirá que os profissionais e os fãs possam ver tudo que a nova temporada competitiva de League of Legends tem a oferecer. Nosso plano é usar esse evento anualmente para explorar diferentes formatos competitivos e trazer inovações incríveis para o cenário profissional logo no início de temporada.


Em 2025, implementaremos uma versão do "Fearless Draft" para séries de partidas múltiplas em rodadas regionais e internacionais do novo torneio. Nesse formato, o modo bane Campeões escolhidos em partidas anteriores naquela série. Isso dará uma agitada nas partidas, além de trazer mais variedade nos Campeões que vemos nas mãos dos nossos profissionais preferidos. Faz anos que os Esports do LoL não implementam um novo formato de draft em partidas de Tier 1 e mal podemos esperar para saber o que vocês vão achar do Fearless.


Para garantir que nossos eventos permaneçam conectados, utilizaremos os resultados desse primeiro torneio para organizar os cabeças-de-chave do Mid-Season Invitational (MSI). [Como os formatos competitivos desse torneio podem mudar anualmente e podem ser bem diferentes do resto do calendário competitivo, a equipe vencedora não será qualificada automaticamente para o MSI.]

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Nova estrutura de etapa

Com um novo evento internacional, refinaremos também nossa estrutura de etapas regionais. Começando na próxima temporada, todas as regiões iniciarão com o novo torneio internacional/primeira etapa. Depois, uma segunda etapa qualificará as equipes para o MSI, que passará a acontecer aproximadamente no início de julho. A terceira e última etapa em cada região culminará em um Campeonato Regional e coroará um campeão da temporada em cada região. Focar em um Campeonato Regional em uma única temporada torna as etapas mais coesas e interconectadas, eleva o nível da competição para muitas de nossas partidas regulares da temporada e promove uma antecipação muito interessante para o Mundial, nosso maior evento do ano.


Novas ligas multirregionais das Américas/APAC e vagas para equipes convidadas

Além de otimizar nosso modelo comercial com as equipes profissionais, também buscamos formas de aumentar a competitividade e a relevância de nossas ligas regionais. Para isso, começaremos a conversar com as equipes em sete de nossas regiões sobre nossa intenção de criar ligas multirregionais. Os fãs dos Esports do LoL gostam muito das batalhas entre regiões, e existe uma paixão atrelada ao orgulho geográfico.


Américas

Na América do Norte, a LCS tem visto uma ascensão do sentimento e atingiu seu primeiro crescimento anual de espectadores em quatro anos. No Brasil, CBLOL está mais popular do que nunca, com um número incrível de fãs e espectadores. Na América Latina, a LLA na América Latina também teve um aumento de participação neste ano, com um interesse crescente nas ligas globais e em outras ligas, como a LCS e o CBLOL. Os fãs também têm participado ativamente de nossas transmissões e cotransmissões em múltiplos idiomas, demonstrando um entusiasmo crescente por competições entre regiões.


Então, embora estejamos muito contentes com o progresso dessas três regiões, acreditamos ter uma oportunidade de combinar forças em uma nova liga pan-americana que agradará a fãs, equipes e profissionais. Com esse novo modelo proposto, a LCS e o CBLOL competirão como conferências Norte e Sul.

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Cada conferência manterá seis de suas equipes parceiras, integrará uma equipe da LLA com base no alinhamento geográfico e reservará uma vaga de "equipe convidada" para promoção e rebaixamento no sistema de Tier 2, totalizando oito equipes por conferência. A liga das Américas será realizada em uma temporada de três etapas, exibida no gráfico acima.

Veja como as etapas das Américas funcionarão:

  • Etapa 1 – As equipes competirão em suas respectivas conferências, com as melhores se qualificando para partidas entre conferências. Uma única equipe sairá qualificada para o novo torneio global;

  • Etapa 2 – Para o MSI, a melhor equipe de cada conferência terá sua vaga garantida, totalizando duas equipes das Américas;

  • Etapa 3 – Um Campeonato Regional das Américas determinará as três equipes que avançarão para o Mundial, com ao menos uma equipe de cada conferência.


Uma vantagem de reestruturar as Américas é que podemos experimentar inovações que nossa estrutura anterior não permitia. Nesse caso, incorporando uma vaga de equipe convidada no Tier 1 do sistema de Tier 2. As melhores equipes do Tier 2 competirão em um torneio de promoção/rebaixamento ao final de cada temporada das Américas contra a equipe convidada de cada conferência. A equipe vitoriosa garantirá uma vaga na respectiva conferência para a temporada seguinte, possibilitando um fluxo contínuo de talentos e dinamismo competitivo na liga.


Ainda este ano, falaremos mais sobre isso e como tudo funcionará a partir de 2025 (já que não temos o sistema pronto para 2024). Acreditamos que essa mudança motivará jogadores talentosos a navegar pelos novos caminhos para partidas profissionais de alto nível.


Com o desenvolvimento desse novo modelo, nossos objetivos são capitalizar as forças de cada região, desenvolver nossa base de fãs existente e aprimorar nosso cenário competitivo (e o desempenho das Américas nos torneios internacionais), além de aperfeiçoar o caminho para o cenário profissional. Esperamos construir um cenário competitivo único e vibrante que alavanque nossa rica história e o potencial do norte e do sul, criando algo tão distinto quanto nossa comunidade de fãs.


No terceiro trimestre, planejamos dar mais detalhes sobre o processo de seleção de equipes para as conferências do norte e do sul, demarcar a estrutura competitiva de cada etapa, compartilhar como planejamos melhorar nossas partidas entre conferências e fornecer atualizações sobre o sistema de Tier 2 das Américas.

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Ásia-Pacífico

Desde os anos de criação do ecossistema dos Esports do LoL na região APAC, que testemunhou a Taipei Assassins vencer o Mundial de 2012, vimos várias regiões formarem novas ligas, incluindo a Vietnam Championship Series (VCS). A APAC também é o lar da Pacific Championship Series (PCS), uma liga que abrange o Sudeste Asiático. Recentemente, a League of Legends Japan League (LJL) e a League of Legends Circuit Oceania (LCO) entraram no ecossistema da PCS desde as eliminatórias, disputando vagas para eventos internacionais. A rivalidade que nasceu disso foi feroz, resultando em algumas das partidas mais assistidas que a região já teve.


Com essa base, temos o prazer de lançar uma nova liga em 2025. Ela reunirá as melhores equipes do Vietnã, de Hong Kong, de Taiwan, de Macau, do Japão, da Oceania e do restante do Sudeste Asiático. O objetivo é mostrar competições inter-regionais regulares com os melhores profissionais, partidas diversificadas e novas rivalidades. Com um total planejado de oito equipes para integrar a liga, vamos começar a trabalhar em uma nova parceria híbrida, além do modelo de liga de promoção/rebaixamento. Traremos mais detalhes futuramente.


Enquanto isso, as primeiras equipes convidadas da liga no ano que vem serão determinadas pelos resultados da PCS 2024 e das eliminatórias da Segunda Etapa da VCS. Isso permitirá que cada equipe participante da Segunda Etapa de 2024 da VCS, PCS, LJL e LCO tenha a chance de conseguir uma vaga na liga nova. Para temporadas futuras, quando o modelo de liga de promoção/rebaixamento já estiver funcionando, as equipes convidadas poderão ser promovidas em suas respectivas ligas domésticas.


O mérito competitivo sempre foi uma parte crucial do sucesso das equipes na APAC, e mal podemos esperar para usar isso tanto como base de recrutamento no ano inaugural como uma maneira de garantir uma competição dinâmica, uma representação diversa e uma oportunidade de dar mais acesso à nova liga em todo o ecossistema da região.

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Vagas em eventos internacionais

Com a possibilidade de ter cinco regiões no total (Américas, LEC, LCK, LPL e APAC), estamos repensando a divisão de vagas em nossos eventos internacionais. Cada região terá uma vaga em nosso novo evento (total de 5 equipes), duas vagas no MSI (total de 10 equipes) e três vagas no Mundial. Além disso, a equipe campeã do MSI e a segunda melhor região receberão vagas adicionais para o Mundial para suas ligas, fazendo o total de equipes do nosso maior torneio chegar a 17. O Mundial 2025 contará com uma Fase de Entrada com apenas uma "melhor de 5", com o vencedor se juntando às 15 equipes qualificadas diretamente na Fase Suíça.

Trade-Offs

Acreditamos firmemente que o futuro que estamos criando beneficiará fãs, profissionais e equipes. Nosso esporte será mais consistente e fácil de acompanhar, terá mais eventos empolgantes e buscará mais sustentabilidade financeira, incluindo um melhor suporte da nossa Reserva Global de Receita (RGR). Dito isso, é importante reconhecer que essas mudanças também nos fizeram tomar algumas decisões complicadas para tornar tudo uma realidade.

Nossa proposta reduz o número de equipes dentro do ecossistema de Tier 1. Falando diretamente, temos equipes demais nesse Tier para serem apoiadas de maneira sustentável. Reduzindo esse número, conseguiremos focar a ajuda da RGR, garantindo que as receitas serão distribuídas entre menos equipes, aumentando o valor que cada equipe recebe. Isso também deve ajudar a concentrar os jogadores, facilitando o acompanhamento dos fãs em um ecossistema mais consistente, sem falar na criação de partidas de maior qualidade.

Esports do LoL: Construindo um Futuro Melhor

Construindo um futuro melhor

Os Esports do LoL estão passando por várias tendências positivas e impulsionadoras. As últimas mudanças nos formatos dos nossos eventos internacionais aumentaram a competitividade e criaram melhores partidas entre regiões. Elas claramente foram bem recebidas por nossos jogadores e fãs, o que fica evidente com o aumento de espectadores e com as pesquisas de opinião do Mundial 2023 e do MSI 2024.


Também vamos expandir os limites dos Esports do LoL desenvolvendo estratégias inovadoras que integram entretenimento, nossos parceiros e o próprio League of Legends, dando aos fãs novas maneiras de interagir com nosso esporte. Exemplos incluem costreams, Fan Fest do Mundial, o Hall of Legends e mais.

Acreditamos que as mudanças que apresentamos aqui tornarão o esporte mais competitivo e divertido para nossos fãs, além de um modelo comercial mais sustentável para as equipes e para a Riot Games. Queremos continuar criando momentos épicos e inesquecíveis. Vai levar algum tempo para comprovarmos que essas mudanças funcionam, mas monitoraremos de perto o impacto delas e faremos ajustes onde sentirmos que pode haver benefícios.

Agradecemos a todos os fãs, jogadores profissionais e equipes ao redor do mundo. Queremos saber a sua opinião!



fonte: Inpress

8 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page