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  • Foto do escritorJu Puccia

E-sports e publicidade no Brasil: como dar o play nas marcas no mercado de jogos?

O mercado de jogos se tornou um fenômeno mundial que está gerando milhões de dólares em receitas de bilheteria, downloads de videogames e agora compartilha frutos com outros mercados, como a indústria musical, cinematográfica e esportiva.


O jogo começou!

De acordo com estimativas do Boston Consulting Group, o setor de videogames e E-sports é um negócio que poderia gerar cerca de US$200 bilhões em receita anual este ano, representando um crescimento de 8% em relação aos US$138 bilhões gerados em 2018.

"Essa área se expandiu porque durante a pandemia, já que uma das principais maneiras de escapar do estresse do confinamento foram as transmissões de várias ligas de videogames, além do aumento do número de jogadores e criadores de conteúdo que migraram para contas de streaming ao vivo", disse Mayra Alcántara, Director Influencer Marketing da another, agência global com a maior oferta na América Latina.

De acordo com dados do mesmo relatório, cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo foram consideradas "gamers", desde 2021.

Atualmente, as campanhas em videogames e E-sports são levadas muito a sério por diferentes marcas, afirmou Alcántara: "Muitos jogadores online têm a mesma reputação que atletas profissionais", disse ela.

Ganhando no combo

Um exemplo do poder de engajamento desse setor ocorreu em 2019, durante a final da Copa do Mundo Fortnite, realizada no Estádio Arthur Ashe, na mesma sede do US Open (EUA). O evento atraiu 2,3 milhões de espectadores e o vencedor levou para casa cerca de US$3 milhões em prêmios.

O caso do Brasil não fica atrás, já que foi escolhido por diferentes ligas como sua primeira casa para realizar diferentes torneios, como é o recente caso do Valorant Champions Tour VCT 2023 em São Paulo. Esta competição ocorre em três regiões e suas finais já somaram mais de 300 mil espectadores online.

Como vencer o Chefão através da publicidade?

A especialista da another destaca que é importante considerar que a publicidade em esportes eletrônicos não é a mesma que em outros meios tradicionais. Os jogadores e espectadores são uma comunidade muito comprometida e não aceitarão publicidade invasiva ou que não esteja relacionada com seu principal interesse: videogames.

"Por isso, é fundamental que as marcas se aproximem do mercado de esportes eletrônicos de forma autêntica, criando conteúdo de valor e participando em eventos que permitam conectar-se com a audiência de forma genuína", afirmou Alcántara.

Uma forma de fazer isso é patrocinar equipes ou jogadores profissionais, o que lhes dá visibilidade e gera uma associação positiva da marca com os valores e paixão dos jogadores. Também é importante ter presença nas plataformas de streaming de jogos de vídeo, como Twitch, onde os jogadores passam grande parte do seu tempo e se relacionam com suas comunidades.

A especialista em Twitch, publicidade em jogos de vídeo e streaming, Frida Olivares, Gerente de Marketing de Influência da another, comenta que "existem mais de 8 milhões de streamers atualmente no mundo, e que a Twitch conta com mais de um bilhão de visitas mensais".

Além disso, o uso de influenciadores e streamers de jogos pode ser muito eficaz para as marcas que buscam se conectar com o público de esportes eletrônicos. Esses influenciadores têm grande influência na comunidade de jogadores e podem ajudar a construir a imagem de uma marca e aumentar sua visibilidade.

"É essencial levar em consideração a diversidade cultural do Brasil, um país muito grande. As marcas que desejam ter sucesso no mercado de esportes eletrônicos devem levar em consideração as diferenças regionais e culturais do país e adaptar sua estratégia em conformidade", acrescentou Alcántara.

Sobre a another Fundada em 2004 por Jaspar Eyears e Rodrigo Peñafiel, a another é uma agência independente que tem como objetivo revolucionar a comunicação estratégica por meio de campanhas poderosas e eficazes para posicionar várias marcas perante seus públicos. A another conta com serviços integrados de relações públicas, comunicação digital, influencer marketing, mídias sociais, branding, inbound marketing e marketing de conteúdo, criação e design, pesquisa e inteligência de mercado e experiências de marca. A agência atua em unidades de negócio especializadas, classificadas em: moda, beleza, estilo de vida, consumo massivo, tecnologia, luxo, cultura, entretenimento, saúde e bem-estar, turismo e corporativo. A another faz parte da Constellation Global Network e PRORP, e foi reconhecida com vários prêmios, como o SABRE Awards e o Latin American Excellence Awards. Possui escritórios no México (Casa another na Cidade do México), Argentina (Buenos Aires), Brasil (São Paulo), Chile (Santiago), Colômbia (Bogotá), Estados Unidos (Flórida), Panamá (Cidade do Panamá) e Peru (Lima), com atuação na Bolívia, Canadá, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Uruguai e Europa.

Para mais informações, visite a página da another e siga suas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.


Fonte: Agência another


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