top of page
  • Foto do escritorBeca Tonello

Don’t Panic! Dia da Toalha: Como a cultura nerd influencia o desenvolvimento para o dia a dia

Brasil é celeiro de geeks que utilizam amor pela tecnologia para criar produtos pioneiros, inovadores e disruptivos.

Don’t Panic! Dia da Toalha: Como a cultura nerd influencia o desenvolvimento para o dia a dia

Há pouco tempo, quando víamos as criações futurísticas do clássico filme ‘De Volta para o Futuro’, não podíamos imaginar que muitas delas estariam presentes no nosso cotidiano em tão pouco tempo. Muito além dos skates voadores, chegamos a uma era em que a tecnologia tem papel tão relevante nossa vida que parece impossível viver sem ela. E várias criações que utilizamos hoje têm inspiração nas páginas dos livros, telas do cinema e da TV, graças aos aficionados por esse tema.

No dia 25 de maio, é celebrado o Dia da Toalha, também conhecido como o Dia da Cultura Nerd, um movimento com forte tradição no mundo inteiro que faz homenagem ao autor da série ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, Douglas Adams. Mas a data não é alusiva somente ao programa, e sim um pretexto para comemorar o orgulho de ser geek.

O Brasil é um país com uma legião de fãs da cultura nerd – 65% dos brasileiros se consideram nerds, segundo pesquisa do app Happn em 2021 – e está à frente de potências mundiais no desenvolvimento de algumas tecnologias de ponta. No setor financeiro, por exemplo, tem um dos modelos mais estudados por outras nações por suas criações avançadas.

A Aarin, tech-fin especializado em Pix e embedded finance, está inserida nesse contexto. A companhia conta com um time de desenvolvedores de tecnologia de primeira linha, capazes de visualizar o futuro além da fantasia. São responsáveis por criar produtos que facilitam a vida de quem lida com pagamentos e que, sem ela, a rotina seria bem mais complicada.

Pioneira no desenvolvimento de soluções para o Pix e focada na tecnologia que permite a empresas oferecerem produtos financeiros sem ser uma instituição bancária, a Aarin está constantemente utilizando o talento de seus ‘nerds’ para novos produtos. “Temos uma equipe de desenvolvedores muito competente e antenada com as necessidades dos nossos clientes para criar produtos que podem ser utilizados da forma mais fácil e eficaz, sem que eles precisem expandir sua equipe de tecnologia. O que seria dos nossos produtos se não pudéssemos contar com um time que enxerga o futuro e o transforma em realidade. Todos temos um pouco de nerd e essa cultura, com certeza, nos inspira”, conta Rodolfo Belli, head de produto da Aarin.

No caso da tech-fin, que faz parte do grupo econômico Bradesco, a tecnologia desenvolvida não brilha aos olhos comuns como carros voadores. Ela é invisível, mas altamente necessária. “A maioria das pessoas não se dá conta do quão complexo pode ser desenvolver uma solução de core banking que está nos bastidores, como é o nosso caso, mas que sem ela, as facilidades que temos no dia dia não existiriam. Se não fosse essa tecnologia por trás dos sites e aplicativos, seria impossível processar uma compra com Pix, por exemplo, algo que revolucionou o setor de varejo no país. Nosso lema é que a Aarin nasceu para ser invisível e quanto mais isso acontecer, maior é o sinal de que nossa tecnologia está cumprindo seu propósito. Temos vários fãs de Star Wars, De Volta para o Futuro, The Big Bang Theory, que podem se orgulhar em fazer parte desse ‘futuro que já chegou’”, brinca Rodolfo.

E, quando se trata de tecnologia virando realidade, a empresa é campeã. No ano passado, foi um dos destaques do prêmio internacional IBSi Global FinTech Innovation Awards 2022, promovido pela IBS Intelligence, vencendo na categoria ‘Parceria mais eficaz entre Banco e FinTech’. O case ‘Transformando um checkout de marketplace em multiseller através do Pix’ é sobre a utilização do sistema de pagamento no NextShop, do banco Next. A solução aplica o embedded finance, integrando a etapa de compra direto na plataforma. Assim, o cliente soluciona o problema de não poder adicionar itens de diferentes lojas em um só carrinho. Ela foi desenvolvida em apenas dois sprints (30 dias) e nos primeiros 30 dias de operação movimentou mais de R$ 7 milhões.

Sobre a Aarin

A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil. Atualmente faz parte do grupo Bradesco e fornece serviços com enfoque financeiro incluso na experiência do usuário, possibilitando que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros para sua base de clientes. Através do Smart Core, os negócios podem ofertar seus próprios serviços financeiros sem que precisem ser um banco. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por M & A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022, após seu primeiro aporte de R$2 milhões, em julho de 2020, liderado pela RB3 Participações, Cubos Venture Studio, executivos do Brasil, Estados Unidos e Espanha.


fonte: Agência Noar

7 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page