top of page
  • Foto do escritorBeca Tonello

Consumo consciente no universo infantil

Como conscientizar as crianças sobre a importância de não acumular brinquedos e de dar um novo destino àqueles com os quais já não brincam mais.

Consumo consciente no universo infantil

No universo infantil, é muito comum as crianças acumularem uma grande quantidade de brinquedos, muitos dos quais acabam sendo esquecidos ou deixados de lado após algum tempo de uso. Esse consumo excessivo e desenfreado de brinquedos acaba gerando um grande impacto ambiental e financeiro. Por isso, é importante conscientizar as crianças sobre a importância do consumo consciente e dar um novo destino aos brinquedos com os quais já não brincam mais.


Para os pais que desejam ensinar aos filhos sobre o consumo consciente, existem algumas dicas que podem ser úteis. A primeira delas é mostrar às crianças que nem sempre é necessário ter muitos brinquedos para se divertir. Assim, juntos podem inventar brincadeiras que gerem interação com toda a família e estimulem a criatividade. É possível também se divertir com poucos brinquedos, ou até mesmo, com brinquedos improvisados, como objetos do dia a dia que podem ser customizados e transformados em brinquedos temporários até que recuperem seu uso original.


Outra dica importante é incentivar a doação dos brinquedos que vão ficando desinteressante conforme a criança cresce e se desenvolve. É preciso ensinar às crianças que muitos brinquedos ainda podem ser úteis e divertidos para outras crianças. Assim, elas aprendem a dar um novo destino aos brinquedos com os quais não brincam mais, evitando o acúmulo desnecessário e promovendo a solidariedade.


Uma ótima opção para dar um novo destino aos brinquedos usados é vendê-los na internet. Encontramos um site incrível que vale a pena ser acesso por todos os pais, junto com seus filhos. O Brinquedo Livre, este site é o primeiro e único marketplace exclusivo para brinquedos do Brasil. Lá, é possível anunciar os brinquedos usados e seminovos permitindo que outras crianças possam desfrutar deles.

Consumo consciente no universo infantil

O Brinquedo Livre é uma excelente opção para os pais que desejam ensinar aos filhos sobre o consumo consciente, incentivando a venda de brinquedos usados. Assim, de forma sustentável podem ensinar também sobre economia, usando o dinheiro das vendas para ajudar na educação financeira das crianças que poderão utilizá-lo como crédito para compra de outros brinquedos no site, ou os pais podem realizar o saque dos valores e ensinar as crianças sobre opções de investimento que já podem começar a fazer.

Além disso, os pais também podem encontrar ótimas opções de brinquedos para comprar, contribuindo para a economia circular e para um futuro mais sustentável. Afinal, no Brinquedo Livre é possível encontrar brinquedos para os pais também. O site conta com diversas categorias de produtos, como eletrônicos, tecnológicos, gamers, colecionáveis e muito mais. É para todas as idades.

Em resumo, é importante conscientizar as crianças sobre a importância do consumo consciente e dar um novo destino aos brinquedos com os quais já não brincam mais. Seja através da doação, da troca (também disponível no Brinquedo Livre), ou mesmo, da venda de brinquedos usados. E, se essa for a escolha, o Brinquedo Livre é a melhor opção para isso. Ensinando os valores de sustentabilidade e solidariedade desde cedo, as crianças podem contribuir para um futuro melhor e mais consciente.


fonte: Agência Sofonias


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page