top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

Os longas Listen, Mal Viver, Viver Mal, O Ano da Morte de Ricardo Reis e o curta Ice Merchants serão exibidos em sessões nos dias 09, 10 e 11 de junho (sexta, sábado e domingo) dentro do Portugal 360, que pela primeira vez acontece em São Paulo


CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

Nos dias 9,10 e 11 de junho de 2023, a Cinemateca Brasileira vai receber a primeira edição do Portugal 360 na capital paulista. Na última edição, realizada no Rio de Janeiro ano passado, o evento recebeu cerca de 30 mil visitantes interessados em conhecer um país autêntico, genuíno e multifacetado, que continua a surpreender quem o escolhe para visitar, viver ou investir.

Para São Paulo, a organização preparou uma programação especial. Durante três dias, os visitantes poderão passear por uma experiência completa portuguesa, seja conhecendo novos filmes portugueses, destinos de viagens em Portugal, programas de ensino das universidades portuguesas ou participando de muito entretenimento para todas as idades.

A iniciativa conta com a parceria do Turismo de Portugal, Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Cinemateca Brasileira.

MOSTRA DE CINEMA PORTUGUÊS

Retirada de ingressos 1h antes de cada sessão


Sexta-feira, 09 de junho, às 18h, na Sala Grande Otelo


CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

LISTEN


Portugal / Reino Unido, 2020, cor

Duração: 73min,

Classificação: 14 anos

Direção: Ana Rocha de Sousa

Roteiro: Ana Rocha de Sousa, Paula Vaccaro, Aaron Brookner


Elenco:

Lúcia Moniz, Sophia Myles, Ruben Garcia, Maisie Sly, James Felner, Kiran Sonia Sawar


Sinopse:

Nos arredores de Londres, Bela e Jota, um casal de portugueses e pais de três filhos, luta para sobreviver. Quando ocorre um mal-entendido na escola com sua filha surda, os serviços sociais britânicos passam a ficar preocupados com a segurança das crianças. Um retrato da batalha incansável de pais imigrantes contra a lei para manter a família unida.

Vencedor do prêmio de melhor longa-metragem de estreia e do Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes no Festival de Veneza.

 

SÁBADO, 10 de junho, às 11h30, na Sala Grande Otelo


CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

ICE MERCHANTS (curta-metragem)


Portugal, Reino Unido, França, 2022,

Duração:14min, animação

Direção: João Gonzalez



Sinopse:

Um pai e seu filho pulam diariamente de paraquedas à vila no sopé da montanha onde moram para vender gelo. Primeira animação portuguesa a ser premiada no Festival de Cinema de Cannes, onde estreou na Semana da Crítica 2022.

 

SÁBADO, 10 de junho, às 16h30, na Sala Grande Otelo


CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

MAL VIVER


Portugal/França, 2023, 127 min, cor, 14 anos

Direção: João Canijo

Elenco: Madalena Almeida, Anabela Moreira, Rita Blanco, Cleia Almeida e Vera Barreto


Sinopse:

Cinco mulheres tentam levar adiante o hotel da família. No entanto, os traumas do passado insistem em se colocar entre elas, provocando mais afastamento, justamente no momento em que mais precisavam se unir.


Estrou na competição do Festival de Berlim 2023.

 

SÁBADO, 10 de junho, às 19h, na Sala Grande Otelo


CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

VIVER MAL


Portugal / França | 2023, 124 min, cor

Direção: João Canijo

Elenco: Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, CXarolina Amaral, Leonor Vasconcelos

Sinopse:

Um hotel junto à costa norte de Portugal, acolhe os seus clientes, num fim de semana. Um homem vive dividido entre a atenção a dar à sua mulher e o espaço que ocupa a sua mãe no meio deles. Uma mãe promove o casamento da filha para facilitar a sua relação amorosa com o genro. Outra mãe vive através da filha, impedindo-a de tomar as suas próprias decisões. Três núcleos familiares em final de ciclo de aceitação.


Exibido na seção Encontros do Festival de Berlim 2023

 

DOMINGO, 11 de junho, às 20h, na Sala Grande Otelo


CINEMATECA BRASILEIRA exibe filme em evento sobre Portugal

O ANO DA MORTE DE RICARCDO REIS

Portugal, 2020, 128min, cor /P&B, 14 anos

Direção: João Botelho

Elenco: Chico Díaz, Luís Lima Barreto, Catarina Wallenstein, Victoria Guerra, João Barbosa, Rui Morisson, Hugo Mestre Amaro


Sinopse:

Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da língua portuguesa, estabeleceu um gigantesco universo paralelo criando uma série de heterônimos para sobreviver à solidão de sua genialidade. José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura de 1998, escreveu a história que vemos aqui, em que o heterônimo Ricardo Reis volta a Portugal após um exílio de 16 anos no Brasil. 1936 é o ano de todos os perigos: do fascismo de Mussolini, do nazismo de Hitler, da Guerra Civil Espanhola e do Estado Novo de Salazar, em Portugal. Fernando Pessoa, o criador, encontra Ricardo Reis, a criatura. Duas mulheres, Lídia e Marcenda, são as paixões carnais e impossíveis de Reis. E aqui, essa jornada tem como tema o realismo fantástico. Adaptação do romance homônimo do escritor português José Saramago.

 

Portugal 360


Datas: 9, 10 e 11 de junho (abre ao público em geral as 17h)

Horário de funcionamento: das 10h às 22h

Local: Cinemateca Brasileira

Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo – SP


Evento gratuito


fonte: Cinemateca Brasileira

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page