top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

STEAM Academy anuncia vagas para o e-Sports STEAM Girls, projeto que incentiva a participação de mulheres no mercado de games

75 meninas com idade entre 14 e 17 anos participarão de aulas de desenvolvimento de jogos 2D na abordagem STEAM, com premiação dos três melhores projetos em três categorias diferentes.

STEAM Academy anuncia vagas para o e-Sports STEAM Girls, projeto que incentiva a participação de mulheres no mercado de games

A Steam Academy, plataforma de cursos gratuita que tem a missão de criar oportunidades para as mulheres no segmento de games e e-Sports, anunciou a primeira edição do e-Sports STEAM Girls. O evento tem como foco fomentar a prática das mulheres no e-Sports, por meio da capacitação em programação de jogos 2D na abordagem STEAM, estimulando o desenvolvimento cultural e a integração interinstitucional.

As inscrições estão abertas a partir de hoje, 8 de março, no site oficial do projeto, e estarão disponíveis até o dia 29/03. Serão 75 vagas para mulheres, que deverão ser inscritas pelos seus respectivos tutores em grupos de três até cinco integrantes. A inscrição é livre para mulheres entre 14 e 17 anos, de qualquer região do Brasil, e com as devidas autorizações dos seus responsáveis legais. Os tutores acompanharão a sua equipe ao longo de todo o projeto, atuando como mediador das atividades propostas pelo curso.

Acreditamos que a capacitação de mulheres tem um papel importante na sociedade e no mercado de trabalho, e é nessa confiança que é pautada a nossa parceria com os projetos da STEAM Academy. Como fãs do cenário, acreditamos no potencial cultural, social e educativo da prática de e-Sports e o contato com games, portanto, nossa participação na perfeita execução da plataforma do curso é fundamental para o sucesso do projeto e está de acordo com os nossos valores. Estamos focados em oferecer e entregar a melhor experiência possível para as participantes do curso, para que, no futuro, possam levar o conhecimento adquirido neste processo para suas vidas pessoais e ao mercado de trabalho”, afirma Renan Asperti, COO da MVP Network, empresa executora do projeto.


Como funcionará a rotina e o projeto desenvolvimento profissional

As aulas e encontros têm como objetivo inserir a cultura do e-Sports na rotina das participantes por meio da capacitação profissional, estimulando o desenvolvimento cultural dos games, contribuindo com o aprimoramento de habilidades técnicas para o mercado e competências sociais autônomas e colaborativas. Além disso, a participação no programa visa também a construção de novos valores e conceitos, a partir do contato das participantes com novas realidades e desafios.

As participantes do programa contarão com a orientação online de professores e mentores, especialistas na abordagem STEAM, que farão parte do processo, ministrando aulas e auxiliando durante o desenvolvimento dos jogos. As 15 equipes inscritas participarão de encontros online com profissionais de programação de jogos 2D, a fim de desenvolverem todas as habilidades técnicas e lógicas necessárias para a produção do jogo.

Ao final do cronograma, os grupos que se destacarem durante o desenvolvimento de seus projetos serão apurados por meio de uma bancada técnica, formada por personalidades dos e-Sports brasileiro, desenvolvedores de jogos, professores e produtores de eventos. Serão premiadas três equipes, nas seguintes categorias: Narrativa aplicada ao contexto; Técnica e jogabilidade; e Criatividade e imersão. Cada integrante do grupo destaque receberá um tablet, incluindo os tutores. O prêmio será enviado em até 90 dias após o encerramento completo do programa, e todas as participantes receberão certificado de conclusão de curso.

Entenda o que é o Steam Academy, projeto detentor do e-Sports STEAMGirls

A plataforma Steam Academy é um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, por conta de sua importância e cunho social, e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. O projeto é direcionado para mulheres que buscam se profissionalizar na área de games. Durante a iniciativa elas terão aulas de programação 2D e 3D em HTML5, Curso de abordagem Steam: Science, Technology, Engineering, Arts Matematic, e ainda participarão da discussão de assuntos de um mesmo conteúdo em áreas diferentes coordenados por pedagogas, e aulas com professor de educação física, que demonstrarão os benefícios de se aplicar os e-Sports no dia a dia das mulheres.

Para saber mais informações sobre o Steam Academy, acesse o site oficial e siga-os no Instagram.



fonte: N9ne Cats

7 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page