top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Solve for Tomorrow, da Samsung, celebra 10 anos na América Latina

Programa está presente em 20 países da América Latina1 e já atingiu mais de 22 mil escolas públicas; celebração foi marcada por evento que reuniu ex-participantes em Bogotá, na Colômbia, e culminou com o anúncio de uma nova plataforma para professores.

Solve for Tomorrow, da Samsung, celebra 10 anos na América Latina

O programa global de cidadania corporativa da Samsung Solve For Tomorow está celebrando dez anos na América Latina. Para comemorar a data, a Samsung reuniu alunos e professores participantes de edições passadas de diversos países da região, representantes de governos da área de educação, entidades sociais, e executivos da empresa em um evento em Bogotá, na Colômbia.

O encontro contou com atividades culturais, painéis sobre o Solve for Tomorrow e seu impacto na América Latina e histórias reais de alguns participantes, como da jovem argentina Valentina Avetta, de 26 anos. Em 2016, a então estudante utilizava insulina para tratar a diabetes e decidiu desenvolver um sensor termocrômico para detectar a perda da cadeia de frio da insulina biossintética, o que é essencial para manter a eficácia do medicamento, que não pode passar dos 30º graus quando aberto. Valentina venceu o programa com seu projeto, que se tornou sua tese na Faculdade de Engenharia.

“Com presença em 20 países da América Latina, a missão da Samsung tem sido capacitar a próxima geração de líderes e solucionadores de problemas, que são inegavelmente uma força catalisadora para um futuro mais brilhante e equitativo para todos”, destaca Mario Laffitte, Vice-Presidente de Relações Institucionais da Samsung América Latina.

Ao longo destes anos, o Solve for Tomorrow já impactou a vida de milhares de jovens latino-americanos de maneira transformadora. Mais de 311 mil estudantes tiveram a oportunidade de dar vida a projetos com potencial impacto em suas comunidades, com o apoio de mais de 41 mil professores, em mais de 22 mil escolas públicas da região.

No Brasil, o Solve For Tomorrow já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. A iniciativa chegou ao país em 2014 e, na edição atual, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

A programação da edição atual é diversa, composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. Também em sua 10ª edição, a versão brasileira do programa está caminhando para a etapa final, com a abertura da votação do Júri Popular marcada para 16 de novembro.

Ampliando o alcance do SFT

Além de promover o encontro de jovens e professores impactados pelo programa, a Samsung anunciou uma novidade que vai beneficiar ainda mais pessoas: a plataforma “Solve for Tomorrow Latam” voltada para docentes, construída a partir das experiências práticas dos professores que já participaram do programa na América Latina ao longo desses dez anos. Com o objetivo de reconhecer o trabalho dos educadores, a plataforma oferece referências pedagógicas criadas por professores e para professores, permitindo a troca de conhecimentos entre educadores de vários países.

A plataforma reúne um referencial teórico e prático sobre Educação Conectada com base nas experiências acumuladas nestes dez anos de Solve For Tomorrow, incluindo todo o conhecimento e a inovação dos projetos desenvolvidos por estudantes e professores do programa. “A plataforma “Solve for Tomorrow Latam” é um convite para que professoras e professores exercitem o papel de mediadores do conhecimento, vivenciando na prática o currículo das diferentes áreas e compreendendo sistemicamente os desafios locais de suas comunidades. Entendemos que ao tangibilizar esses conteúdos de forma prática e acessível, ampliamos o alcance do programa para além dos projetos participantes. Essa é mais uma maneira que encontramos de beneficiar ainda mais professores, escolas e estudantes e, assim, potencializar a formação da próxima geração de líderes”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung Electronics América Latina.

Empoderando as futuras gerações A Samsung Electronics segue empenhada em capacitar as futuras gerações. E faz isso, também, por meio de outro programa de cidadania corporativa presente em 14 países da América Latina, o Samsung Innovation Campus. A iniciativa oferece cursos de formação e capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

“A Samsung acredita que empoderando as futuras gerações por meio da Educação, conseguimos gerar um impacto real na sociedade. Isso fica claro por meio da nossa visão global de Cidadania Corporativa “Together for Tomorrow! Enabling People”. São estes jovens que serão os agentes da mudança e poderão contribuir para um futuro melhor para todos”, pontua Helvio.



Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED.



fonte: Cdn Comunicação

5 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page