Com entrada gratuita, os visitantes terão acesso a mais de 140 peças entre originas e réplicas, que mostram em ambientes cenográficos um pouco sobre a vida e pós vida dos faraós
Com apelo cultural, o Shopping Pátio Paulista cravado na principal avenida da metrópole, abriu suas portas para mostrar as curiosidades, mistérios e o modo de vida na sociedade egípcia, onde as mulheres tinham uma posição de prestígio, como exemplo a rainha Cleópatra. A mostra abriga 140 objetos, entre peças originais e réplicas, como o emblemático sarcófago do Tutankhamon e múmias, além de outros objetos datados de 2000 e 50 a.C. Com entrada gratuita, a exposição ficará até o dia 27 de agosto e o agendamento pode ser feito pelo App do Shopping.
As peças arqueológicas da exposição “Egito Antigo” estão localizadas, no 3º andar Piso Jardins, ao lado do Restaurante Andiamo. Com seis ambientes tematizados, os visitantes poderão conhecer de perto as Alas dos Faraós, dos Deuses, Ptolomaica, Mortuária e o destaque para a Ala de Tutankhamon, todas em ambientes cenográficos.
Ambientação cenográfica instagramável
Para inserir os visitantes naquele tempo, a exposição faz uma releitura sobre os diversos momentos egípcios onde podem ter uma explicação completa sobre a arquitetura do Antigo Egito.
Conheça cada espaço do Egito Antigo
Entre os destaques está uma ala com 35 réplicas, incluindo os três valiosos sarcófagos do Tutankhamon, o “faraó menino”, famoso por conta do achado de sua tumba ainda lacrada em 1922, onde foi encontrado um tesouro. Outras peças que chamam a atenção são as réplicas de múmias, a réplica do famoso busto da Rainha Nefertiti e utensílios originais como estatuetas de deuses originais do Egito, como a Bastet, representada por uma gata, de aproximadamente 2000 a.C.
A mostra contempla espaços que vão colocar os visitantes dentro de um mundo de enigmas e maravilhas, além de revelar os segredos e monumentos que resistiram ao tempo. Divididos em seis espaços, o Shopping Pátio Paulista apresenta os mecanismos que moviam a vivência do cotidiano, cultural e religiosa de um dos povos mais antigos do mundo. A exposição está dividida em seis espaços para melhor entendimento dos visitantes.
Alas dos deuses faraônicos e seus rituais
Na Ala Faraós, considerados verdadeiros deuses vivos, é possível observar os principais faraós e rainhas que governaram o Egito. A grande novidade são os três deuses que ainda não foram expostos: Anúbis, Selket e Menkheret
No espaço Deuses, a mostra apresenta as diversas divindades que compunham o panteão egípcio e a importância da religião em todos os aspectos da sociedade desse povo.
Sobre a história do domínio grego no período Ptolomaico, é possível conhecer e contemplar o busto da Cleópatra VII. Um dos fatores mais impressionantes dentro da cultura Antiga Egípcia é a sua relação com a morte, possibilitando conhecer os rituais e porque eram feitos na Ala Mortuária.
Tutankhamon e sua tumba
A tumba de Tutankhamon, um dos faraós governantes, é descoberta em 1922. Considerada uma das maiores descobertas arqueológicas da história, os visitantes poderão ver de perto réplicas dos artefatos encontrados dentro dos sarcófagos, tradicionais caixões para sepultar corpos de pessoas mortas, geralmente feito em mármore ou pedra.
As deusas Hator e Sekhmet também são apresentadas nesse espaço. Um busto, que era utilizado como manequim para prova de roupas e joias, mostram um pouco do cotidiano daquela época. Nesse ambiente, os visitantes podem ver estatuetas usadas como servos para outra vida, que eram os guardiões da tumba do Tutankhamon, além da imagem de um escriba e um par de sandálias da época.
Curadoria Cultural
O acervo particular da mostra é da Maisur Musa Produções Culturais. O colecionador Maisur Musa, brasileiro, apaixonado por antiguidades desde os 15 anos de idade, fez sua primeira descoberta arqueológica na Palestina. Depois, aos 17 anos, ele realizou sua primeira visita ao Egito, quando despertou um fascínio pela história, arte, arquitetura e cultura dos antigos egípcios.
O colecionador iniciou sua aquisição de peças e, em 1995, fez sua primeira exposição. Desde então, realizou mais de 90 exposições pelo território brasileiro com um grande sucesso, atraindo todos os tipos de públicos, todas as faixas etárias, desde leigos a estudantes e profissionais das diversas áreas pertinentes aos temas da exposição.
Para Gabriel Lima, gerente de Marketing do Pátio Paulista, “É um prazer receber mostras diferentes que contribuem com a história dos povos. Quem não teve a experiência de ver esse tipo de exposição ainda, reserve já a sua visitação no aplicativo do shopping. Queremos sempre surpreender alunos, professores e clientes que sempre tiveram fascinação pelo mundo enigmático da civilização egípcia”.
App garante acesso à exposição Egito Antigo
Para participar da mostra, os visitantes podem acessar a Play Store (Android) ou a Apple Store (iOS) e fazer o download do aplicativo do Shopping Pátio Paulista. Após fazer o cadastro, acesse Evento “Exposição Egito Antigo”, na aba “Eventos”, para realizar o agendamento.
SERVIÇO – Shopping Pátio Paulista
Exposição “Exposição Egito Antigo” (Entrada Gratuita)
Data: 27/07 até 27/08
Horário: 12h as 21h (Segunda a Sábado)
Horário: 14h às 20h (Domingos e Feriados)
Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 – 3º andar Piso Jardins - Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-900
Shopping Pátio Paulista
Localizado em um lugar privilegiado, de fácil acesso e em uma das avenidas mais famosas do mundo – a Paulista -, o Shopping Pátio Paulista reflete a diversidade e o ritmo acelerado de São Paulo sempre antenado com as principais tendências e necessidades de seu público. Marcado pelo seu símbolo arquitetônico, o relógio de cinco metros presente na fachada. Além de estar entre a Av. Paulista, a Av. 23 de Maio e a R. Treze de Maio, sua proximidade com as estações Brigadeiro, Paraíso e Vergueiro do metrô facilitam a chegada por diversos meios de transporte. Atualmente, o shopping se tornou um verdadeiro ponto de encontro dos paulistanos dos mais diversos grupos sociais.
Sobre a Ancar Ivanhoe
Ancar Ivanhoe, com 50 anos de atuação no mercado, é a maior empresa de capital privado em shopping center do país. Pioneira no setor, começou sua trajetória na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continua em constante expansão. Após 10 anos dessa parceria de sucesso, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 24 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento.
fonte: Néctar Comunicação Corporativa
Opmerkingen