Encontro acontece no Teatro Santander e será regido pelo maestro João Carlos Martins.
O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP retornam ao Teatro Santander, no dia 20 de novembro, às 20h, com o concerto O Quebra Nozes. O encontro marca o início das comemorações de final de ano e terá participação dos solistas Jean William e Karen Stephanie, além do regente assistente Wallas Pena e dos bailarinos Juliana Gomes e Felipe Rosa.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e com patrocínio da Karoon Energy, a noite tem início com o tenor Jean William interpretando ‘a cappella’ um Canto Gregoriano e segue com a dança renascentista Bransle de la Torche, de Michael Praetorius; Jesus, alegria dos homens, de Johann Sebastian Bach, e a oração celebrada no mundo todo, Ave Maria, de Schubert, com a participação da soprano Karen Stephanie.
O espetáculo continua com a suíte O Quebra-Nozes, composta por Tchaikovsky para balé, e que dá nome ao concerto, com A Fada Açucarada, a Dança Russa - Trepak e a Valsa das Flores, com os bailarinos Juliana Gomes e Felipe Rosa.
Canções populares de Natal também integram o Programa, entre elas Noite Feliz, poema do padre Joseph Mohr, musicado por Franz Gruber, e uma das canções natalinas mais populares da história; Então é Natal, versão em português para a composição de John Lennon; Jingle Bell Rock, com mais de 40 versões gravadas; Hallelujah, lançada por Leonard Cohen, em 1984, e hoje um clássico, e a marchinha de Assis Valente: Anoiteceu.
A apresentação é produzida pela Fundação Bachiana com patrocínio da Karoon Energy. O Teatro Santander fica no Shopping JK Iguatemi - avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi, São Paulo (SP).
MAESTRO
Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.
Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.
Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.
ORQUESTRA
O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.
No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país.
SERVIÇO: Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP - O Quebra Nozes Data: 20/11 l Horário 20h Local: Teatro Santander - Shopping JK Iguatemi – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi, São (SP)
O projeto é produzido pela Fundação Bachiana e viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e tem patrocínio da Karoon Energy.
Sobre o Teatro Santander
Fundado em 2016, com a proposta de ser um espaço multifuncional, moderno, sofisticado e inovador, o Teatro Santander foi o primeiro no Brasil a implantar um sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do ambiente de forma rápida. A casa, localizada no Complexo JK Iguatemi, foi eleita, recentemente, como a preferida dos paulistanos entre os teatros, na premiação Os Mais Amados de SP, da revista Veja São Paulo. Em seu palco já passaram musicais como: We Will Rock You, My Fair Lady, Alegria, Alegria, Uma Linda Mulher, entre outros, além de shows, espetáculos de dança e concertos eruditos e populares,
Sobre o JK Iguatemi
Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012 o JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Fazem parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.
fonte: ARMAZÉM DA NOTÍCIA
Комментарии