top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Projeto FRACTAL lança pesadíssimo álbum de estreia ligado aos conceitos do budismo.


Projeto FRACTAL lança pesadíssimo álbum de estreia ligado aos conceitos do budismo.

Dentro da música contemporânea não existem limites, e o projeto chamado Fractal mostra claramente que unir o peso do Metal moderno com grooves encorpados e conceitos do budismo, pode sim funcionar, e muito!


Esse projeto capitaneado pelos músicos Rafhael Jorge (vocal/100 Dogmas/Mathagal) e Guilherme Adriano (guitarra/Homoiousios/Mathagal), talentoso produtor e multi-instrumentista brasileiro radicado nos EUA mais conhecido como The Gee J.


A química entre os dois, somada ao guitarrista Juvi Cristofolini (Motim) já deu o ar da graça com o primeiro EP da Mathagal, "Contos de Meia-Noite", lançado ano passado, mas a dupla não parou por aí, lançando um novo projeto cuja experiência musical fosse ainda mais envolvente e inspiradora.


O conceito por trás do projeto Fractal é oferecer músicas curtas e dissonantes, explorando melodias envolventes e modernas com muito peso e groove, tudo embalado por guitarras de 8 cordas totalmente influenciado por bandas como Fear Factory e Meshuggah.


Outro diferencial desse projeto são os temas abordados em suas letras que trazem profundos e complexos preceitos baseados na cultura do budismo, onde acreditam que a música é uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens importantes de inspiração e reflexão da humanidade sobre nossa existência, bem como as adversidades do mundo atual.


Assista "Upaya" (Official Video) :


Projeto FRACTAL lança pesadíssimo álbum de estreia ligado aos conceitos do budismo.

O tracklist e seus significados são:


"Upaya" (meios habilidosos ou meios hábeis) "Prajna" (sabedoria ou conhecimento transcendental) "Samsara" (ciclo de nascimentos e mortes) "Karma" (ação ou causa e efeito) "Bardo" (estado intermediário ou intervalo) "Dukka" (sofrimento ou insatisfação) "Anicca" (impermanência)




Guilherme Adriano - instrumental, produção e mixagem Rafhael Jorge - vocal e letras


Masterização por Guilherme Neves Arte por AI Fantasy Art


A faixa "Samsara" estreou no programa Pegadas de Andreas Kisser, da Rádio 89FM, no último dia 11 de junho, mas o álbum completo com 7 faixas encontra-se disponível em todas plataformas digitais.

Mais informações:


Rafhael Jorge (vocalista), que após ter mergulhado de cabeça num processo de autorreflexão e descoberta, encontrou uma forma de enfrentar seus próprios medo e anseios, comentou:


"Escrever essas letras profundas e explorar melodias com grooves cativantes tem sido uma forma de expressar minhas emoções mais íntimas e me conectar comigo mesmo de maneira muito mística. Essas músicas têm tido um impacto profundo na minha vida, pois me levaram a refletir sobre o mundo que nos cerca, suas adversidades e desafios emocionais. Cada faixa do projeto traz consigo uma mensagem poderosa e significativa, que ressoa na minha alma de maneira muito pessoal."


O importante da mensagem com conceitos budistas da Fractal é transmitir uma mensagem de esperança e inspiração para os ouvintes, mesmo sendo moldada em uma sonoridade intrincada e pesada. "Essa jornada foi uma verdadeira terapia para minha alma e minha criatividade", explicou.


Sobre a parceria com o guitarrista e produtor Guilherme Adriano, mais conhecido como The Gee J, Rafhael não poupou elogios: "Esse projeto me permitiu explorar novos horizontes musicais e trabalhar ao lado de um músico talentoso como Guilherme. Sua habilidade em produção, mixagem e instrumental trouxe vida às nossas composições, elevando a minha experiência musical a um nível superior, principalmente falando em tempos e métricas. Resumindo, o cara é monstro (risos)".


"Mais música com menos música", comentou Guilherme Adriano. "A vibe experimental da Fractal permitiu que a gente explorasse essa limitando a composição a apenas 2 minutos de duração, nos libertando de compor em estruturas tradicionais e ajudando a focarmos no cerne/coração da composição".


Sobre a sonoridade da Fractal, Guilherme finaliza dizendo: "Pegamos alguns elementos de nossos outros projetos, a Mathagal e a 100Dogmas, e moldamos em algo novo e impactante, juntamos com a temática budista, sem perder os grooves, o peso e a essência do metal moderno".


fonte: JZ Press

6 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page