top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

O2 Play leva cinco filmes à 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Atmosfera, Utopia Tropical, Folhas de Outono, Telas e Partido terão sessões especiais entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro.

O2 Play leva cinco filmes à 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cinco filmes distribuídos pela O2 Play, da O2 Filmes, estão na 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos mais importantes eventos do mercado cinematográfico do país. São eles as ficções Atmosfera (de Paulo Caldas), Utopia Tropical (de João Amorim) e Folhas de Outono (de Aki Kaurismäki), e os documentários Telas (de Leandro Goddínho) e Partido (de César Charlone, Sebastian Bednarik e Joaquim Castro).

Atmosfera, de Paulo Caldas, está na seção Mostra Brasil. A trama acompanha Edmundo, um homem que vive isolado no meio da natureza, caseiro de um sítio em São Paulo. A presença da sua mãe assombra-o com poesias e memórias do sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho na fantasia. Ao se deparar com a morte, o caseiro-poeta busca dar significado à vida. O filme tem no elenco principal João Miguel, Milhem Cortaz e Zezita Matos.

Utopia Tropical, de João Amorim, também integra a seleção da Mostra Brasil. Com 70 minutos de duração, o filme é embasado em conversas entre o linguista e ativista político americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Com a ajuda dos intelectuais, a produção lança um olhar crítico sobre a ascensão e queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos.

Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, está na seção Perspectiva Internacional. Vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes, o filme acompanha a história de estranhos solitários que se encontram por acaso na noite de Helsinque, na Finlândia, em busca do primeiro, único e último amor. No entanto, seus caminhos para a felicidade são obscurecidos pelo alcoolismo, números de telefone perdidos, desconhecimento de nomes e os obstáculos gerais e cotidianos da vida.

Telas, de Leandro Goddínho, está nas seções Mostra Brasil e Competição Novos Diretores. O documentário investiga como os influenciadores digitais brasileiros usam as redes para promover o ativismo em temas sociais, como representação racial, questões LGBTQIA+, feminismo e política.

Já Partido, de César Charlone, Sebastian Bednarik e Joaquim Castro, integra a Mostra Brasil. Gravado em 2018, o documentário acompanha Fernando Haddad, então candidato à presidência da República, e apresenta um relato íntimo dos meses que antecederam a eleição de Jair Bolsonaro.

Serviço

Exibições de Atmosfera na 47ª Mostra de São Paulo:

21 de outubro, às 19h20, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1

27 de outubro, às 13h30, no Reserva Cultural - Sala 2

Exibições de Utopia Tropical na 47ª Mostra de São Paulo:

23 de outubro, às 20h40, no Reserva Cultural - Sala 2

31 de outubro, às 14h, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5

Exibições de Folhas de Outono na 47ª Mostra de São Paulo:

21 de outubro, às 15h45, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1

23 de outubro, às 13h30, no Reserva Cultural - Sala 1

24 de outubro, às 21h, na Cinemateca - Espaço Petrobras

29 de outubro, às 17h15, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Sala 1

Exibições de Telas na 47ª Mostra de São Paulo:

23 de outubro, às 21h40, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1

25 de outubro, às 15h30, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Anexo 4

1 de novembro, às 20h15, no Cineclube Cortina

Exibições de Partido na 47ª Mostra de São Paulo:

28 de outubro, às 20h50, no Espaço Itaú de Cinema Augusta - Sala 1

31 de outubro, às 17h, na Cinemateca - Sala Grande Otelo


Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais. Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates, Chorão - Marginal Alado, Raquel 1:1, O Homem Cordial, Urubus e Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023. A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção; Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022; o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car; o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close; o indicado a Melhor Design de Produção no British Independent Film Awards 2023 Medusa Deluxe; Os Quatro Diabos, que integrou a Seleção Oficial da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2023; o indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023 Passagens; e Estranha Forma de Vida, aclamado média-metragem de 2023 de Pedro Almodóvar.



fonte: Agência Lema

11 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page