top of page
Foto do escritorRicardo Figaro

Jeremias, clássico personagem de Mauricio de Sousa, brilha mais uma vez em sua terceira Graphic MSP

Jeremias — Estrela resgata a ancestralidade do premiado personagem que ganhou o Brasil


Jeremias, clássico personagem de Mauricio de Sousa, brilha mais uma vez em sua terceira Graphic MSP

A 39ª Graphic MSP, publicada pela editora Panini, chega às bancas e livrarias de todo o país em setembro: Jeremias – Estrela, escrita por Rafael Calça e desenhada por Jefferson Costa.


Neste terceiro volume do título, que redefine a história do personagem criado por Mauricio de Sousa em 1960, os autores acertam mais uma vez na representação de pessoas negras e emocionam os leitores. Rafael Calça e Jefferson Costa ganharam o prêmio Jabuti de História em Quadrinhos em 2019, com Jeremias – Pele, e foram finalistas em 2021, com Jeremias – Alma.



Neste álbum mais recente, Jeremias agora é um pequeno griô e decide ajudar outras pessoas. Nesse novo caminho, seu primeiro desafio será o jovem Isac, em uma emocionante mistura de magia, realidade e preconceito. Depois do sucesso de Pele e Alma, os autores fizeram o clássico personagem de Mauricio de Sousa brilhar de novo.


"Em Jeremias – Estrela, falamos de ancestralidade não apenas como um estudo do passado, mas como a criação de elos que possam trazer força e voz para o futuro", revela Rafael Calça, roteirista de Jeremias – Estrela.


"Diferentemente do lugar das duas Graphics MSP anteriores, que pretendem promover uma ponte, um início de diálogo entre pessoas negras e brancas – enquanto sociedade, na qual estamos inseridos – Estrela, como objetivo, tenta estreitar o diálogo entre negros, pretos, pardos em toda diversidade de filosofias. No meu sentimento, como caminho, a ponte mais necessária", diz Jefferson Costa, desenhista de Jeremias – Estrela.


“O Calça e o Jefferson fizeram de novo! Depois de abordarem o racismo, em Pele, e a busca pela ancestralidade, em Alma; em Estrela, eles mostram por que o povo negro precisa ser tão unido. É uma aula de empatia, com pitadas de magia e emoção”, afirma Sidney Gusman, editor de Jeremias – Estrela.


O lançamento da obra acontecerá, primeiramente, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro. A ação conta com o painel A Transformação do Jeremias na Turma da Mônica, às 11h — na Estação Plural, que terá a mediação da apresentadora Milena Souza e a presença dos autores Jefferson Costa, Rafael Calça e do editor Sidney Gusman. Logo após, ocorrerá uma sessão de autógrafos no estande da editora Panini, às 14h.


Em São Paulo, a Panini organizará uma sessão dupla de autógrafos no dia 23 de setembro, às 14h, na loja Taverna do Rei — Av. Dr. Gentil de Moura, 250 - Ipiranga. Além da participação dos autores de Jeremias — Estrela, o evento também contará com a presença de Guilherme de Sousa para o lançamento da Graphic MSP Xaveco - Vitória.


Rafael Calça é escritor, roteirista de histórias em quadrinhos e animação. Seus trabalhos de maior destaque são Jeremias – Pele, em que junto de Jefferson Costa recriou o personagem de Mauricio de Sousa em uma HQ sobre racismo na infância, tendo recebido o reconhecimento de público e crítica, além do Troféu Ângelo Agostini, Troféu HQMix e o prestigiado Prêmio Jabuti, e Jeremias – Alma, finalista do Prêmio Jabuti e agraciado com o Troféu HQMix e o Troféu Ângelo Agostini.


Jefferson Costa é quadrinista e ilustrador. É desenhista das Graphic MSP Jeremias – Pele e Jeremias – Alma e outras obras. Sendo vencedor do Prêmio Jabuti de 2019 por Jeremias – Pele, e finalista em 2021 por Jeremias – Alma e também ganhador do Troféu HQMix de Edição Especial Nacional, Melhor Desenhista e Roteirista Revelação.

Confira mais informações sobre o título abaixo:


Autores: Rafael Calça e Jefferson Costa

Páginas: 96

Formato: 19 x 27,5 cm

Acabamento: Quadrada - Couchê 150g Brilho/ Cartão 250g

Preço Capa Cartão: R$ 44,90

Preço Capa Dura: R$ 64,90

SOBRE O SELO GRAPHIC MSP O selo Graphic MSP foi criado em outubro de 2022. O projeto é destinado ao público jovem e adulto, consiste em releituras dos personagens de Mauricio de Sousa pelos traços de autores convidados do mercado nacional de quadrinhos. O projeto – engendrado pelo editor Sidney Gusman – estreou com o lançamento de Astronauta – Magnetar, de Danilo Beyruth, e desde então vem mexendo com o mercado brasileiro de quadrinhos. Foi das Graphics MSP que saíram os longas-metragens Turma da Mônica – Laços e Turma da Mônica – Lições, de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, além das já anunciadas séries do Astronauta (em animação), de Beyruth, e do Jeremias (live-action), de Rafael Calça e Jefferson Costa. Até o momento, foram 37 edições lançadas pela Panini, com mais de 700 mil exemplares vendidos. Ao mesmo tempo, o selo Graphic MSP projetou para o grande público autores excelentes, que ficaram mais conhecidos e hoje são destaques do mercado.

SOBRE A PANINI

O Grupo Panini é líder mundial no setor de colecionáveis e publicações, sendo a principal editora multinacional de quadrinhos, revistas infantis e mangás na Europa e na América Latina, e o maior fabricante de álbuns de figurinhas e cards colecionáveis do mundo. Criado há 60 anos em Modena, Itália, possui canais de distribuição em mais de 150 países e tem o compromisso de lançar produtos de alta qualidade, baseados em um grande número de licenciamentos nas áreas de esportes e entretenimento. A empresa possui subsidiárias em toda a Europa, América Latina e Estados Unidos.

SOBRE A MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de 450 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.


Fonte: Way Comunicações

36 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page