top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Gamecon Talks reúne membros do setores de Games na Amazônia

Setor de games está em ascensão no Brasil, que é o maior mercado da América Latina

Gamecon Talks reúne membros do setores de Games na Amazônia

O Acre recebe nos dias 20, 21 e 22 de setembro a Gamecon Talks. Trata-se de uma conferência que visa a troca de conhecimento para: jogar na transformação social, impactar positivamente por meio dos jogos e fortalecer a cadeia de valor dos games. Seu propósito é construir um futuro no qual todos os brasileiros possam colher os frutos do desenvolvimento, da igualdade e da criatividade.


A Gamecon Talks reunirá especialistas, estudantes, startups, gamers, gestores públicos, investidores, entusiastas, influenciadores, empreendedores do setor de games, famílias e representantes governamentais para um encontro com personalidades onde a tônica será: “Tão importante quanto jogar é falar sobre jogos!”.


O Instituto Sapien - Instituto de gestão, avaliação e pesquisa aplicada em ciência, tecnologia e inovação -, em colaboração com a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia - SEICT - e o Governo do Estado Acre, são realizadores do evento, que levará ao Estado oportunidades que miram impulsionar o setor tanto na economia, como na educação. O evento une setores público e privado, estimulando parcerias e compartilhando informações para impulsionar o setor, gerar empregos e atrair investimentos.


A Gamecon Talks reunirá em três dias um elenco de experts e palestrantes para debater o universo de games no cenário nacional e no contexto mundial, destacando como esse setor está em ascensão na economia, mas também como parte do dia a dia da sociedade em todos os segmentos, afinal #todomundojoga.


A curadoria do projeto ficou a cargo de dois relevantes nomes do mercado de games e inovação: Théo Azevedo e Marcelo Minutti. Théo Azevedo é jornalista e referência na comunicação do setor de games. É CEO da Theogames, agência de comunicação com atuação no Brasil e na América Latina. Já Marcelo Minutti é professor e pesquisador em Inovação, Disrupção Tecnológica e Negócios Digitais.


Outro destaque do evento fica por conta do local da sua realização: o Acre situa-se em localização privilegiada, fazendo fronteira com Bolívia e Peru, interligado ao Pacífico por via terrestre, além de estar em plena Amazônia Ocidental. O Estado receberá uma solução para animação do ecossistema de inovação, games e economia criativa.


Segundo a STATISTA 2022, a indústria de jogos digitais ocupa, hoje, o 2º lugar entre os negócios de entretenimento no mundo, perdendo apenas para a TV e ultrapassando o cinema e o editorial, o que gerou uma receita global do setor em torno de R$ 196 bilhões, só no ano de 2022 (PwC 2023). No Brasil, o setor de games está em crescimento, atualmente, o país é o maior mercado de games da América Latina e o 13° no mundo.


Meet & Greet - O momento mais esperado! O público diante dos seus ídolos

Para movimentar o evento e atrair os entusiastas, a Gamecon Talks terá todos os dias influenciadores para Meet & Greet, o momento mais esperado para que os fãs conheçam e cumprimentem as estrelas do universo gamer. Além disso, estarão na programação concurso de cosplay e atividades relacionadas ao tema.


Apresentador e narrador de eSports "gORDOx” participa do Meet & Greet

Presente no cenário de games há mais de 10 anos, Willian "gORDOx" Lemos, estará presente no Meet & Greet da Gamecon Talks, no dia 20 de setembro. Willian “gORDOx” é apresentador, streamer e narrador de eSports. Mais recentemente, tornou-se também host do podcast Groselha Talk, ao lado de Muca Muriçoca.


No eSports, gORDOx se destaca pela capacidade de narração de diferentes jogos e gêneros, desde Counter-Strike a League of Legends e Formula 1. Nas redes sociais, gORDOx faz sucesso interagindo de maneira divertida com os fãs, com público que ultrapassa 2 milhões de seguidores no Facebook, 750 mil no Instagram e quase 1 milhão de inscritos no seu canal principal do YouTube.


Em 2017, gORDOx venceu o Prêmio Influenciadores Digitais, além de participar de 'Internet: O Filme' no papel do personagem Astigmatismo. De lá para cá, Willian narrou e apresentou diversos eventos, como o retorno da lendária tag brasileira MiBR, de Counter-Strike, o Prêmio eSports Brasil e a primeira participação da Heineken no mundo dos games, no Torneio Player 0.0 de Formula 1.


Influenciadora Camilota XP confirma presença no Meet & Greet

Com seu carisma e seu jeito irreverente, a influenciadora digital, streamer e apresentadora de eSports, Camila Silveira, mais conhecida como CamilotaXP, estará presente no Meet & Greet do dia 22 de setembro. Uma ótima notícia para os fãs da influenciadora que iniciou sua carreira em 2017 e já em 2019 migrou para a Liga Brasileira de Free Fire, onde se tornou um dos maiores ícones do game no Brasil. Camilota XP tem 1 milhão de seguidores no Instagram e quase 2 milhões no Tiktok, onde ela compartilha momentos divertidos do seu dia a dia.


Eixos temáticos


Com o propósito de fomentar o segmento de games na economia da indústria criativa, a curadoria se inspirou nos seguintes eixos temáticos para as palestras:


FUTURO DOS GAMES Automação civil / residencial, Cripto / NFTs, Web 3 (block chain, NFT), Metaverso


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO O mercado de jogos eletrônicos, considerando: potencial econômico, políticas públicas e legislação, P&D (pesquisa & desenvolvimento)


SOCIEDADE: INCLUSÃO E DIVERSIDADE Inclusão digital; Acessibilidade, Diversidade, (afrogames, pinkgames, ablegamers, etc)

NEGÓCIOS DE GAMES

Desenvolvimento e monetização; cultura e tecnologia; inovação e criatividade; competições e geração de oportunidades; potencial de participação de empresas privadas.


REGIONALIZAÇÃO Qualquer eixo temático, tendo como foco e/ou recorte a região Norte e o estado do Acre


PROFISSÕES E FORMAÇÃO: VIVER DE GAMES A qualificação profissional e o empreendedorismo na área de games


GOVTECH Inovação aberta aplicada a jogos para os desafios da administração pública.


Esquenta


Para aquecer o evento e mapear a cadeia produtiva do Acre, a Gamecon Talks oferecerá no dia 12/09 a palestra online e gratuita “ Videogames e conteúdo: como cobrir e comunicar o universo dos games”.


O jornalista Théo Azevedo, a partir da sua experiência com comunicação e assessoria de imprensa nos jogos eletrônicos, ensinará a criar conteúdos relevantes na produção de um texto criativo.


E, no dia 18 de setembro, o projeto será lançado, durante uma coletiva de imprensa, para os profissionais de comunicação.


A coletiva de imprensa contará com os organizadores e realizadores da Gamecon Talks, que estarão presentes para detalhar aos jornalistas e comunicadores sobre o conteúdo e a cobertura do evento.


Lançamento do Projeto Gamecon Govtech


O público presente conhecerá o projeto Gamecon Govtech, que tem como finalidade a inovação em games para governos e o impulsionamento de empresas emergentes da Amazônia Ocidental. Combina atividades de inovação aberta e qualificação profissional, realizadas em parceria entre os setores públicos e privados, em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à população acreana.


O projeto tem como objetivo demostrar a viabilidade de uso da inovação aberta aplicada a jogos para solução de desafios da administração pública, visando aprimorar os serviços oferecidos à sociedade.


Irá, inicialmente, mapear demandas de órgãos públicos e prefeituras de municípios do Estado do Acre para, em sua segunda fase, convidar empresas tecnológicas da Amazônia Ocidental para proporem soluções por meio de jogos para esses desafios. Tudo de forma colaborativa, envolvendo tanto as empresas quanto os órgãos públicos, e as soluções serão testadas junto aos cidadãos do Acre.


A Gamecon Govtech é uma das soluções que integram a Plataforma Gamecon, um programa de vanguarda no desenvolvimento socioeconômico, direcionando seus esforços para impulsionar o setor de games e suas tecnologias no Brasil.


Um dos principais fundamentos da plataforma é fomentar o diálogo entre o setor público e privado, enquanto promove a qualificação profissional dos brasileiros no mercado de games.


SERVIÇOS: GAMECON TALKS ACRE

DIAS: 20,21 E 22 DE SETEMBRO HORÁRIO: MANHÃ 9H às 12h | TARDE 15 às 18h LOCAL: SEBRAE-LAB - Rio Branco - localizado na UFAC - Universidade Federal do Acre


Curadores

Théo Azevedo Marcelo Minutti


Realizadores

Instituto Sapien - Instituto de gestão, avaliação e pesquisa aplicada em ciência, tecnologia e inovação; Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia - SEICT; Governo do Estado do Acre e Ministério da Cultura - Governo Federal


PROGRAMAÇÃO ( acompanhe no site os convidados confirmados)


Data: 20 de setembro 9h. Abertura oficial com a presença de autoridade

10h. Apresentação Gamecon: Ineditismo em seu DNA - Plataforma de Games para o desenvolvimento econômico 10h15. Palestra: Todo Mundo Joga 11h. Painel: Jogos para Governos: Catalisando a Inteligência Coletiva pelo bem público 15h. Palestra: Pesquisa da indústria brasileira de games 2022 15h45. Painel: Da ideia ao lançamento: Como montar um estúdio de jogos 16h45. Painel: Carreira na indústria de jogos 17h45. Meet & Greet - confira no site

Data: 21 de setembro 9h. Palestra: O Potencial da indústria de jogos na região Norte do Brasil 9h15. Painel: Jogos e Desenvolvimento Regional - Potencializando a Economia Local 9h55. Painel: Jogos e Desenvolvimento Regional - Potencializando a Economia Local 10h45. Palestra: Programa Gamecon GovTech Acre 15h.Painel: Missão cumprida - games brasileiros que são sucesso pelo mundo 16h. Painel: Desenvolvimento de Jogos com Identidade Local 17h. Meet & Greet - confira no site

Data: 22 de setembro


9h. Palestra: Tendências da Indústria de Jogos para os Próximos 10 Anos


9h45. Painel: A Economia dos Jogos: Potencial Socioeconômico e Políticas Públicas


10h45. Palestra: As regras do jogo. A Inovação Jurídica no Programa Gamecon GovTech Acre


15h. Palestra: A Revolução da Inteligência Artificial no Futuro das Profissões na Área de Games


16h. Painel: Como conseguir uma carreira no mercado de games?


17h. Meet & Greet com CamilotaXP

Declaração de Propósito Gamecon Talks

Na Gamecon Talks, temos uma visão clara e ambiciosa para o futuro. Acreditamos que os jogos vão além da diversão e do entretenimento, eles têm o poder de transformar vidas, comunidades e nações inteiras. Estamos impulsionando essa transformação positiva por meio da união entre educação, inovação tecnológica e criatividade artística.

Jogamos por um país melhor para os brasileiros. Celebrando as vitórias pessoais e a felicidade que vêm com elas. Impactar positivamente por meio dos jogos e construir um futuro onde todos os brasileiros possam colher os frutos do desenvolvimento, igualdade e criatividade.

Buscamos quebrar as barreiras regionais e promover a equidade no mercado de jogos. Acreditamos que a educação e a criatividade, quando combinadas com o método científico, são a chave para impulsionar o progresso nacional com equidade regional. Vemos a união entre tecnologia e artes como uma força motriz para soluções inovadoras que enriquecem a vida dos brasileiros e abrem portas para oportunidades de crescimento.

A Gamecon Talks é um elo entre setores, desenvolvedores, entusiastas e estudantes, todos unidos em um objetivo comum. Nossa visão é a criação de um ecossistema sólido e atrativo para investimentos, impulsionando a geração de empregos e levando o Brasil a conquistar horizontes mais elevados.


fonte: Theogames

6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page