top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Festival de Aprender, o FestA! oferece cursosimperdíveis em mês de julho no Sesc 24 de Maio

Confira as diversas oficinas oferecidas, com distribuição de senhas ou inscrições a partir de 5/7, desde Construção de dominó em madeira maciça a Confecção do jogo de estratégia "That's Life" (É a vida!)


O FestA! é um festival anual que busca proporcionar um ambiente de aprendizado e inspiração através de cursos, oficinas, ateliês, bate-papos, palestras, vivências e demonstrações artísticas nas áreas de artes visuais e tecnologias. Com uma programação diversificada para toda a família, o FestA! é uma oportunidade única de mergulhar em experiências educacionais e criativas. O Sesc 24 de Maio propõe um recorte de programação intitulado de FestA! Jogatório, voltado às técnicas práticas, construtivas, experimentais e expressivas em torno do saber-fazer em jogos, em suas diversas possibilidades: analógicos, de interpretações ou digitais. Escolhe-se este tema, pois por meio dos jogos pode-se desenvolver várias habilidades de criação, além de explorar e refletir sobre a realidade sociocultural na qual o/a jogador/a está inserido/a, incorporando também questionamentos sobre papéis sociais. Conheça as atividades que serão proporcionadas neste ano!

Festival Jogatório: Serão diversas mesas de criadores de jogos digitais, analógicos e artistas desenvolvedores, que mostrarão sua produção ao público, com a possibilidade de vivência e aquisição do material com os desenvolvedores e um telão na Varanda da Convivência onde acontecerá um pequeno campeonato de jogos. O festival Jogatório promove a aproximação do público à produção brasileira de jogos, de diversas linguagens e plataformas, além de várias ações relacionadas a esse universo tão prolífico.


Serviço: dias 8 e 9/7, sábado das 11h às 19, domingo das 11h às 16h.

Local: Área de Convivência – 3º andar.

Classificação: A partir de 10 anos. Grátis

Vivência com exergames e afrogames – com Game Arte: Diversas estações de jogos onde o público entrará em contato com a produção nacional de games independentes, especialmente as obras de desenvolvedores negros e jogos com temática afrocentrada.


Serviço: de 7 e 15/7, sexta e sábados, das 13h às 16h.

Local: Hall de Entrada das Oficinas

- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Vagas limitadas. Gratuito.

Construção de Jogos de Tabuleiro Abstratos – com Katia Kuriansky: Os jogos abstratos, cujo exemplo mais conhecido é o xadrez, estimulam a capacidade de raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de aprofundar a imaginação, criatividade e comunicação. Neste curso intensivo, será apresentado 4 jogos de tabuleiro abstratos, suas regras e origens. Kátia orientará os inscritos na confecção individual de cada jogo, com materiais simples e de fácil manuseio.


Serviço: de 11 a 17/7, terças a sexta das 10h às 12h.

Classificação: A partir de 16 anos.

Inscrições: pelo portal de 5 a 11/7, dependendo da disponibilidade de vagas. Gratuito.

Construção de jogo Muros e Arcos em madeira maciça – com Oficina Urutau: Apresentando conhecimentos sobre uso consciente e sustentável de madeira maciça, alinhado a técnicas de marcenaria, os alunos aprenderão a construir o jogo tradicional Muros e Arcos. Ao concluírem o feitio das peças, serão explicadas as regras do jogo, enquanto cada aluno testa sua própria produção.


Sobre o proponente: A Oficina Urutau foi criada por José Pedro Nepomuceno Ribeiro, biólogo de formação. Um dos pilares da Oficina é o trabalho com madeira maciça, seu manejo consciente e sustentável. Além da produção de objetos, José Pedro também dá oficinas, cursos e vivências relacionados a jogos e brinquedos com retalhos e sobras dessa matéria-prima.


Serviço: 11/7, das 10h às 14h.

Local: Sala de Oficinas 2 – 6º andar.

Classificação: A partir de 16 anos.

- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

- Vagas limitadas. Gratuito.

Game design para jogos de tabuleiro - com Tatiane Colevati: Apresentaremos um breve histórico dos jogos de tabuleiro e introduziremos os conceitos básicos do game design. Abordaremos os fundamentos e os principais elementos do design de jogos analógicos, com o objetivo de criarmos mecânicas significativas para elaboração de jogos utilizando materiais tradicionais, como tabuleiros, cartas, peças e etc.. Sobre a proponente: Tatiane Colevati é artista plástica, Mestra em Artes Visuais e Especialista em História da Arte. Paralelo à sua atuação como educadora de Tecnologias e Artes do Sesc 24 de Maio, desenvolve trabalho criativo com ilustração, tatuagens e produção audiovisual.


Serviço: de 11 a 17/7, terça a sexta, das 14h30 às 17h30.

Local: Sala de Oficinas 3 – 6º andar.

Classificação: A partir de 14 anos.

Inscrições: pelo portal ou presencialmente, na Central de Atendimento do Sesc 24 de Maio, de 5 a 11/7, dependendo da disponibilidade de vagas. Gratuito

Confecção do jogo de estratégia That's Life (É a vida!) – com Ateliê Fonfinfan: O jogo That's Life foi criado na Austrália, e não é produzido no Brasil. Ele consiste em um tabuleiro com casas e caminhos a serem percorridos, onde as escolhas de cada jogador resultam em vantagens e desvantagens, assim como na vida real. No curso, os alunos confeccionarão todas as peças com materiais inusitados: tecido, papel paraná, aviamentos, etc. Ao término, aprenderão as regras jogando entre si.


Sobre os proponentes: O Ateliê Fonfinfan é um espaço artístico criado por Tatiana Toledo e Wagner de Almeida, arte educadores com 20 anos de experiência em educação formal e alternativa. Desde 2012 desenvolvem pesquisas e criações têxteis, mesclando materiais que resultam em oficinas e cursos, explorando diversas técnicas de arte, costura, modelagem e criação de bonecos, brinquedos e acessórios.


Serviço: de 11 a 14/7, terça a sexta, das 15h às 17h

Local: Sala de Oficinas 1 – 6º andar.

Classificação: A partir de 10 anos.

Inscrições: pelo portal ou presencialmente, na Central de Atendimento do Sesc 24 de Maio, de 5 a 11/7, dependendo da disponibilidade de vagas. Gratuito

Criação de LARP – com Confraria das Ideias: Participe do curso de criação de larps (live action role play, ou dramatização de papéis ao vivo) e mergulhe em um universo ficcional de personagens e histórias memoráveis! Aprenda a criar enredos, desenvolver personagens e mecânicas de jogo em uma experiência coletiva e imersiva. Descubra a diversidade de temas e gêneros possíveis em um larp, seja em uma galáxia distante, uma reunião de vampiros, um castelo medieval, uma história de detetives onde todos são suspeitos ou ainda enfrentando situações cotidianas, entre outras mil possibilidades. Sobre os proponentes: Confraria das Ideias é uma ONG que utiliza e desenvolve o Larp (jogo de interpretação de papéis, que assume forma de arte-participativa) como instrumento para aprimorar o senso crítico, estimular a cultura, a criatividade e o desenvolvimento pessoal e social.


Serviço: 11 a 14/7, terça a sexta, das 18h às 21h.

Local: Sala de Oficinas 1 – 6º andar.

Classificação: A partir de 18 anos.

Inscrições: pelo portal ou presencialmente, na Central de Atendimento do Sesc 24 de Maio, de 5 a 11/7, dependendo da disponibilidade de vagas. Gratuito.

Construção de dominó em madeira maciça - Oficina Urutau: Apresentando conhecimentos sobre uso consciente e sustentável de madeira maciça, alinhado a técnicas de marcenaria, os alunos aprenderão a construir um jogo de dominó. Ao concluírem o feitio das peças, os participantes poderão testar sua própria produção jogando coletivamente.


Serviço: dia 12/7, quarta, das 10h às 13h30.

Classificação: A partir de 16 anos.

- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas. Gratuito.

Construção do jogo Jenga em madeira maciça – com Oficina Urutau: Apresentando conhecimentos sobre uso consciente e sustentável de madeira maciça, alinhado a técnicas de marcenaria, os alunos aprenderão a construir o tradicional jogo de blocos empilháveis Jenga - também conhecido como Torremoto e Torre de Equilíbrio. Ao concluírem o feitio das peças, os alunos serão convidados a testar sua própria produção.


Serviço: dia 13/7, quinta, das 10h às 13h30.

Local: Sala de Oficinas 2 – 6º andar.

Classificação: A partir de 16 anos.

- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

- Vagas limitadas. Gratuito.

Jogos Musicais – com Luiz Ricas: Nessa oficina será tratado sobre a concepção de jogo e obra dentro da arte, em especial da música, onde a experiência musical é vivida no momento através de regras pré estabelecidas e cada vez que o jogo for experienciado será uma experiência única. Utilizando os materiais que tem no espaço, após esse referencial teórico será experimentado alguns jogos e coletivamente criado um jogo musical com os participantes.


Sobre o proponente: Luiz Ricas é artista e educador multicurioso das possibilidades que as tecnologias e artes, além de suas interações e possibilidades na sociedade, podem abrir. Músico de origem, é formado em educação musical e pós-graduado em Cinema e Linguagem Cinematográfica. Atua como educador de Tecnologias e Artes no Sesc 24 de Maio.


Serviço: de 15 e 22/7, sábados, das 10h às 13h.

Local: Sala de Oficinas 3 – 6º andar.

Classificação: A partir de 12 anos.

Inscrições: pelo portal ou presencialmente, na Central de Atendimento do Sesc 24 de Maio, de 5 a 15/7, dependendo da disponibilidade de vagas. Gratuito.

Construção de jogo Torre de Hanói – com Ateliê Fonfinfan: Os alunos vão confeccionar sua própria versão do tradicional jogo de raciocínio Torre de Hanói, utilizando materiais diversos. Ao término da ação, os professores repassarão as regras do jogo e cada aluno poderá testar sua produção.


Serviço: dia 15/7, sábado, das 13h às 15h.

Local: Sala de Oficinas 3 – 6º andar.

Classificação: A partir de 12 anos.

- Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Gratuito.

Hora do Jogatório! - vivência de RPG e jogos de tabuleiro – com Coletivo RPG&Cultura: Uma grande apresentação de jogos de mesa de diversos tipos: RPG, jogos de tabuleiro, jogos de carta, etc. As vivências são para pessoas de todas as idades.


Serviço: dia 16/7, domingos, das 13h às 16h.

Local: Hall de Entrada das Oficinas – 6º andar.

Classificação: A partir de 10 anos. Retirada de senha 30 minutos antes.

Construção de jogo Escada de Jacó – com Ateliê Fonfinfan: A Escada de Jacó é um jogo tradicional que estimula as capacidades motoras, de raciocínio e criatividade do participante. Nesta atividade, além de confeccionar as peças do jogo, os professores vão compartilhar as regras com todos e cada aluno poderá testar o material que criou.


Serviço: dia 16/7, domingo, das 13h às 15h.

Local: Sala de Oficinas 2 – 6º andar.

Classificação: A partir de 10 anos. Retirada de senha 30 minutos antes.

Hora da ação! Vivência com exergames e afrogames – com Game Arte: Diversas estações de jogos onde o público entrará em contato com a produção nacional de games independentes, especialmente as obras de desenvolvedores negros e jogos com temática afrocentrada.


Serviço: de 22 a 29/7, sábados, das 13h às 16h.

Local: Hall de Entrada das Oficinas – 6º andar.

Classificação: A partir de 12 anos.

- Retirada de senha 30 minutos antes. Vagas limitadas. Gratuito.

SOBRE O SESC SÃO PAULO

Com 76 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 45 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas.


fonte: Sesc SP

16 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page