top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

Filme, que tem como tema central a história da brasileira impedida de apitar partidas de futebol por ser mulher, reforça o propósito da marca de incentivar o progresso feminino


Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

Durante a premiação da 70ª edição do Festival de Criatividade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial, realizado na França, Intimus®,marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, ganhou o Leão de Ouro, na categoria Entertainment for Sport, com o curta-metragem “Lea”. O curta, criado pela Ogilvy Brasil, conta a história da ex-árbitra de futebol, Lea Campos, impedida de apitar jogos pelo fato de ser mulher e menstruar.


O filme de 3 minutos, com direção de cena de Olívia Lang e produção da Moon Heist, mostra a luta da brasileira Lea, em 1967, para se tornar uma das primeiras árbitras do mundo, quando o futebol ainda era visto como um esporte apenas para homens. Por meio da representação de um diálogo entre a protagonista e os dirigentes esportivos da época, o curta-metragem retrata o cotidiano de estigma e preconceito que ela teve de enfrentar para anos depois, realizar seu sonho de apitar jogos de futebol e inspirar outras mulheres.

“É uma grande satisfação ganhar o Leão de Ouro na premiação mais importante do mercado cinematográfico do mundo com um case tão emblemático quanto este que retrata a trajetória da Lea Campos de superação e questionamento ao estigma da menstruação e que segue o propósito da marca de incentivar o progresso feminino, reforçando que lugar de mulher é onde ela quiser. Estamos muito orgulhosos dessa conquista! Que a história da Lea continue incentivando outras meninas e mulheres a buscarem seus sonhos”, destaca Ronaldo Art, CMO da Kimberly-Clark para o Brasil.

A ex-árbitra, Lea Campos, foi impedida de apitar partidas de futebol, sendo, à época, questionada por dirigentes como faria para atuar quando estivesse no período menstrual. Anos depois, ela finalmente conseguiu apitar jogos de grande importância no mundo e abriu portas para que outras árbitras conquistassem os sonhos delas, mostrando que, menstruadas ou não, todas as mulheres podem realizar o que desejarem.

"É um orgulho para nós, da Ogilvy, receber esse Leão de Ouro com o case da Lea. Um filme essencial para as futuras gerações, que ficará registrado com maestria na história do futebol. A Lea foi pioneira em muita coisa, não só na profissão que escolheu lutar, ela quebrou paradigmas dentro e fora do campo, inspirou outras figuras femininas a entrarem nessa profissão e deixou registrado que o esporte não deve impor padrões. O case Lea é único, é gratificante para nós, como comunicadores compartilhar tudo isso com as pessoas", ressalta Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil.

“Nenhuma mulher deve ser impedida de fazer algo por ser mulher ou menstruar. E Lea Campos superou todos os estigmas, abrindo portas para que outras mulheres apitassem jogos importantes, como vemos hoje. Ela inspirou e incentivou ainda mais mulheres do mundo inteiro a não desistirem dos seus sonhos. Por isso, contar essa história e ainda ganhar esse Leão de Ouro é uma conquista para nós”, afirma Marisa Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.


Além do curta-metragem Lea, a Kimberly-Clark, com a marca Kotex, como Intimus® é conhecida fora do Brasil, também foi premiada na categoria Public Relations, na qual recebeu o Leão de Bronze pela ação “Vamos Normalizar o Normal”, que se propõe a desmistificar temas que envolvem a menstruação.

PROGRESSO FEMININO

Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

A Kimberly-Clark investe em conscientização e treinamentos voltados à equidade de gênero, além de adotar políticas concretas de contratação, que aumentam a representatividade feminina no quadro de colaboradores, e de promoção, com critérios que protejam a proporção de candidatos. Nesse sentido, sob o comando de Andrea Rolim, a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Kimberly-Clark no Brasil, a companhia deve fechar o ano de 2023 com 50% de presença feminina em todos os quadros e igualdade salarial.

Um exemplo é o programa global “Ela pode”, que tem como objetivo fomentar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional e o networking das mulheres na América Latina. Mais de 350 mulheres participam do programa, que inclui mentoria, autoavaliações, discussões em grupo e workshops. Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a companhia busca parceiros que contribuem para a evolução e ampliação dos temas internamente. No caso de gênero, desde 2012, é parceira da ONU Mulheres.

Como resultado, em 2022, 66% das contratações e 58% das promoções para cargos de liderança foram de mulheres. No quadro geral da companhia, 42,5% das posições de liderança são ocupadas por elas.

“Até o fim de 2023 esperamos alcançar a paridade de gênero e salarial em todos os níveis da companhia. Seguimos atuando com iniciativas internas e externas, pois acreditamos que, assim como Lea, todas as mulheres podem vencer preconceitos e questionar os estigmas. Para nós, é uma honra ganhar o Leão de Ouro em Cannes, pois nos mostra que estamos no caminho certo para propagar nosso propósito de “um melhor cuidado para um mundo melhor”, pontua Andrea Rolim.


CAMPANHA

Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

O curta-metragem foi lançado em novembro de 2022 e contou com estratégia e plano de mídia, também planejado e executado pela Ogilvy. Já a amplificação do filme, com estratégia de PR e criadoras de conteúdo, foi realizada pela agência PROS. A ação teve a participação de profissionais renomadas do esporte, como atletas do futebol e skate, além de influenciadoras contratas pela marca que divulgaram o filme e incentivaram seus seguidores a participarem da conversa sobre os estigmas ainda existentes acerca do ciclo menstrual.


Confira:


Ficha Técnica:

Curta sobre a ex-árbitra Lea Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

Agência: Ogilvy Brasil

Cliente: Kimberly Clark

Título: Intimus® LEA

Produto: Intimus® Institucional

CCO: Sergio Mugnaini

Diretor de Criação Executivo: Samir Mesquita


Equipe Criativa: John Bogéa, Guilherme Pinho, Rafael Figueiredo, Wagner Montanher, Bruno Ramalho, Felipe Pires, Roberta Magalhães e Caio Finco

Head of Clients: Denise Caruso

Diretora de Atendimento: Laís Pasqua

Atendimento: Manuela Motta e Yasmin Morato

Chief Strategy Officer: Thais Frazão

Diretora de Planejamento: Fernanda Felicio

Supervisora de Planejamento: Evelyn Oliveira

Head de Mídia: Vanessa Giannotti

Diretor Geral de Mídia: Thiago Ferraz

Diretora de Mídia: Patricia Monteiro

Equipe de Mídia: Isabel Barbosa, Isadora Alduini, João Jardim e Natalia Vaccari

Head de Data: Viviane Sbrana

Gerente Data: Michelle Lins

Especialistas de Data Analytics: Andreza Alcantara e Marina Monteiro

Diretora de Produção: Juliana Henriques

Producer: Francini Santiago e Stephanie Chaya

Produtora de Imagem: Moonheist Diretor de Cena: Olivia Lang

Assist. Criativo: Willy Hajli Diretor de Fotografia: Lícia Arosteguy 1ª Assist. de Direção: Emanuele Fenerich

Produção Executiva: Ariel Hidal, Henrique Carvalhaes, Paula Lerrer e William Kim

Line Producer: Emanuele Fenerich Coordenação de Produção: Henrique Carvalhaes

Dir. Produção: Rosalia de Soldi

Assist. de Produção: João Pedro Mello

Direção de Arte: Manoela Moura

Assist. de Arte: Rodrigo Baraldini

Produção de Objeto: Paulo Felipe Barboza Leider

Assist. de Objeto: Fernanda Coentro

Produção de Elenco: Deborah Carvalho

Produção de Figurino: Melina Schleder Coordenador de Pós-produção: Rodrigo Parente

Executivos de Pós: André Serra e Ana Ourique

Finalizadores: Johann Mallet e Lucas Marini Montador: Lucas Cainã

Color: Clandestino Pós-produção: Space Gorilla

Produtora de Som: Lucha Libre Áudio

Atendimento: Daniela Celer

Direção Artística: Paulinho Corcione

Produção Musical: Paulinho Corcione e Danilo Bárbalaco

Finalização: Thacio Palanca

PR Ogilvy: Raphaela Brito

Aprovação Cliente: Ronaldo Art, Marisa Cazassa, Anne Reder, Paula Forato, Maria Claudia Toffoli, Mariana Barrera, Cézar Gomez, Sabrina Titto, Ana Gushiken e Luiza Carrera.


Sobre a Kimberly-Clark Brasil

A Kimberly-Clark e suas marcas são parte indispensável na vida de pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e compreensão das suas necessidades de cuidado mais essenciais, criamos produtos que ajudam as pessoas a vivenciar melhor suas experiências mais importantes. Nosso portfólio de marcas no Brasil, que inclui Huggies ®, Intimus ® e Plenitud ®, mantém o primeiro ou o segundo lugar em participação de mercado em aproximadamente 80 países. Aplicamos práticas sustentáveis para contribuir para a preservação do planeta, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Somos reconhecidos pelo quinto ano consecutivo pelo Ethisphere como uma das empresas mais éticas do mundo.

Sobre Intimus®

Intimus® é líder na categoria de absorventes, o que inclui os absorventes internos e externos e protetores diários. A marca atua constantemente para oferecer um portfólio que atenda às necessidades de higiene íntima, como absorventes, protetores diários, sabonetes e lenços, trazendo evolução, tecnologia e conforto para as consumidoras. A marca acredita que a menstruação e seus estigmas não deveriam ser obstáculo para o progresso feminino, por isso apoia continuamente meninas e mulheres para que, menstruadas ou não, elas possam chegar aonde quiserem.


11 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page