top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

Com produção de Fernando Meirelles, URUBUS estreia amanhã, 1º de junho, nos cinemas

Dirigido por Claudio Borrelli e com Bella Camero ("Marighella") no elenco, filme retrata o universo dos pichadores no centro e nas periferias de São Paulo; distribuição é da O2 Play


Com produção de Fernando Meirelles, URUBUS estreia amanhã, 1º de junho, nos cinemas

O filme Urubus, que evidencia o mundo real do pixo, chega aos cinemas brasileiros amanhã, 1º de junho. Dirigido por Claudio Borrelli, com roteiro do artista plástico e pichador Cripta Djan e Borrelli, o longa-metragem tem produção executiva de Fernando Meirelles e distribuição da O2 Play.


Confira o trailer:


Urubus acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores, que escala os edifícios mais altos da cidade para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de "Marighella"), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.

Além de Gustavo Garcez e Bella Camero, estão no elenco os pichadores Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio.

Vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro, Urubus tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.

O longa-metragem também teve reconhecimento internacional ao vencer os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award - Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.


Urubus - dirigido por Claudio Borrelli

Estreia em 1º de junho, em cinemas selecionados, nas cidades de Aracajú, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para mais detalhes, consultar a programação local.


Com produção de Fernando Meirelles, URUBUS estreia amanhã, 1º de junho, nos cinemas

Ficha técnica

Direção: Claudio Borrelli

Roteiro: Mercedes Gamero, Claudio Borrelli, Cripta Djan

Produção: Julia Tavares, Claudio Borrelli

Produtores: Tina Ponte

Produção Executiva: Fernando Meirelles, Julia Tavares

Fotografia: Ted Abel

Direção de Arte: Larissa Cambauva, Paulo Ribeiro

Som: Silvio Piesco

Preparação de Elenco: Fátima Toledo

Som direto: Débora Murakawa

Figurino: Katia Gimenez

Maquiagem: Marcelo Cavalieri


Elenco: Gustavo Garcez, Bella Camero, Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando, Matias Antonio


Sinopse

São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que em qualquer outro lugar do planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis da periferia torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) -- licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como "Sócrates" e "Chorão - Marginal Alado", e internacionais, em parceria com a Netflix, como "O Irlandês", "Dois Papas”, "Não Olhe Para Cima", "Bardo" e "Pinóquio por Guillermo Del Toro" -- estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: "Annette", que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, "Crimes of the Future", que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional "Drive My Car", o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 "Holy Spider", o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator "Aftersun" e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional "Close".


fonte: Agencia Lema

7 visualizações0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page