top of page
  • Foto do escritorBeca Tonello

Brasileiros conquistam premiação no principal concurso de cosplay do mundo

World Cosplay Summit: Brasileiros conquistam premiação no principal concurso de cosplay do mundo. Dupla de Natal (RN) foi destaque na competição e responsável por quebrar jejum de 10 anos do Brasil no concurso.

Brasileiros conquistam premiação no principal concurso de cosplay do mundo

O World Cosplay Summit (WCS), maior e mais tradicional concurso de cosplay do mundo, chegou ao final da sua 20ª edição e contou com brilho da dupla que representou o Brasil no Japão. Kelly Batista e Luis Telles, vencedores da etapa regional do WCS, quebraram um jejum de 10 anos sem premiações para o país. Interpretando os personagens Drossel Keinz e Elizabeth Midford, da série de mangás Kuroshitsuji, a primeira dupla nordestina a participar da etapa internacional desbancou as outras 45 nações participantes e venceu o prêmio de melhor apresentação completa.

Segundo Ana de Wit, Sócia da Geek+, o desempenho dos representantes brasileiros só foi possível devido às rigorosas seletivas: “É uma honra, logo no primeiro ano com a Geek+ levar profissionais tão talentosos para o Japão, e representar o nosso país de forma tão incrível, trazendo resultados relevantes pela primeira vez em quase 10 anos. Isso, com certeza, só foi possível devido à alta capilaridade das seletivas de 2023, que buscaram os melhores cosplayers em todo o país, e nos entregou a maior final nacional da história do World Cosplay Summit Brasil.”

Após ficar de fora da edição de 2022 do World Cosplay Summit, os fãs esperavam ansiosamente o retorno do Brasil para a competição, devido ao histórico vencedor, com 3 títulos mundiais, sendo um deles na estreia, em 2006. Apesar de não figurar entre os três primeiros colocados, a premiação de Joy of Cosplay (melhor apresentação completa) é uma das mais importantes e relevantes do concurso.

Originalmente conhecido como um concurso de cosplay com performance, o WCS envolve não apenas trajar-se como personagens, mas também interpretá-los em uma cena de até 2 minutos com o uso de coreografias, efeitos especiais, música, jogo de luz e o uso de um telão no qual um vídeo de apoio pode ser exibido, sendo tudo isso planejado e construído pela dupla de competidores, com o intuito de recriar a atmosfera de suas séries favoritas e imergir o espectador no show.

Relembre a etapa regional

No Brasil, as seletivas iniciaram em março com inscrições gratuitas para todos os interessados. O evento foi realizado em 12 cidades de 8 estados. Em maio, os vencedores da primeira fase disputaram a maior final da etapa regional de todos os tempos em número de duplas, realizada na capital paulista.

Para se classificar para a etapa mundial, a dupla brasileira primeiro teve que ser destaque das seletivas de João Pessoa (PB) e, depois, venceu concorrentes de todo o Brasil. A grande decisão contou com grande apelo do público, com mais de 65 mil espectadores na transmissão oficial do evento, no TikTok. Para coroar a dupla, além de carregar o manto do país e competir com os melhores do mundo, o casal recebeu a premiação de R$ 3.500, e uma viagem com tudo pago para a sede do torneio, em Nagoia, no Japão.

Sobre a Geek+ Primeira agência brasileira voltada ao mercado Geek (games, cultura pop e cultura pop asiática), com cuidados voltados para a gestão de empresas do segmento e eventos como WCS e BIG Festival (em sociedade com a Bits Produções e o Omelete Group) - maior festival e hub de negócios de games na América Latina.


fonte: N9ne Cats

8 visualizações0 comentário
bottom of page