top of page
  • Foto do escritorRicardo Figaro

7 curiosidades sobre a saga ''O Senhor dos Anéis'' antes de assistir aos filmes no Cine Marquise

Trilogia de Peter Jackson volta ao cinema a partir de 07 de setembro em versões estendidas, na sala com melhor tela do hemisfério Sul e sistema de som Dolby Atmos


7 curiosidades sobre a saga ''O Senhor dos Anéis'' antes de assistir aos filmes no Cine Marquise

A trilogia mais premiada da história do audiovisual chega ao Cine Marquise, em sessões especiais no ''Clássicos no Marquise'', projeto que resgata para o público grandes sucessos do cinema. Entre os dias 07 e 27 de setembro, os filmes da saga ''O Senhor dos Anéis'' vão estar em cartaz na sala 1 do Cine Marquise, a única com tela perolizada do hemisfério Sul e com sistema completo Dolby Atmos (eleito pelo Guia da Folha de S. Paulo como o Melhor Som de cinema).

Em um universo repleto de fantasias, envolvendo batalhas e mitologias, os longas baseados nas obras de J.R.R. Tolkien e dirigidos por Peter Jackson narram a jornada liderada pelo personagem Frodo Baggins, com o objetivo de destruir um poderoso anel capaz de dominar o mundo. Para tornar a experiência de assistir aos três filmes da franquia no Cine Marquise ainda mais completa, listamos abaixo 7 curiosidades sobre ''O Senhor dos Anéis''.

1- O arremesso do Anel de Sauron - Na cena em que o anel é jogado da Montanha da Perdição, o anel foi realmente arremessado em um cenário de miniatura. A produção usou uma câmera de alta velocidade para capturar o momento em que o anel derretia e se destruía. Isso criou um efeito realista que se tornou um dos momentos mais icônicos da trilogia

2- Oscar 2004 - ''O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei'', último filme da trilogia venceu todas as 11 categorias em que concorreu, incluindo a de melhor filme.

3- O corte de Glorfindel - Nos livros de J.R.R. Tolkien, o personagem Glorfindel desempenha um papel importante na história. No entanto, ele foi omitido na adaptação cinematográfica. A equipe optou por destacar a personagem Arwen, interpretada por Liv Tyler. Isso resultou em diferenças significativas entre os livros e os filmes.

4- A lesão de Viggo Mortensen - Durante as filmagens, Viggo Mortensen, que interpretou Aragorn, quebrou dois dedos do pé ao chutar um capacete de Uruk-hai. Em vez de interromper a produção, ele continuou atuando e incorporou sua dor real em algumas cenas.

5- A linguagem Élfica - O linguista e autor J.R.R. Tolkien criou línguas fictícias complexas para suas histórias, incluindo várias línguas élficas. Durante as filmagens, os atores que interpretaram elfos, como Orlando Bloom (Legolas), tiveram que aprender algumas frases em élfico. Tolkien desenvolveu essas línguas de forma muito detalhada.

6- Ponto turístico - Após a conclusão das filmagens, alguns dos cenários foram deixados ''intocados'' e se tornaram atrações turísticas. Os fãs da trilogia podem visitar locais como Hobbiton, que virou uma vila permanente na Nova Zelândia.

7- Influência da Primeira Guerra Mundial - Tolkien, escritor da saga, serviu como tenente das Forças Armadas Britânicas durante a Primeira Guerra Mundial. Suas experiências nas trincheiras tiveram um impacto relevante em sua escrita.


Confira as datas das exibições no Cine Marquise:


07/09/23 - 13/09/23 - O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

SALA 1: 19h30 (LEG) - (SALA 2 - seg) | 18h30 (LEG) Domingo

Formato: 2D | Classificação: 12 anos

14/09/23 - 20/09/23 - O Senhor dos Anéis: As Duas Torres


SALA 1: 19h15 (LEG) | 18h15 (LEG) Domingo

Formato: 2D | Classificação: 12 anos

21/09/23 - 27/09/23 - O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

SALA 1: 19h00 (LEG) | 18h00 (LEG) Domingo

Formato: 2D | Classificação: 14 anos


SERVIÇO Endereço: Av. Paulista, 2073 (dentro do Conjunto Nacional) - Cerqueira César,

São Paulo - SP, 01311-940

Telefone: (11) 3289-7275

Sobre o Cine Marquise

Tradição, qualidade e tecnologia unidos formam o Cine Marquise. O espaço, localizado no coração da Av. Paulista, dentro do Conjunto Nacional, que desde 1962 abrigou diferentes cinemas, foi repensado por Marcelo J. L. Lima em 2021, completamente reformado e equipado com o som de última geração DOLBY ATMOS e tela perolizada que proporciona maior brilho, e compreende mais de 300 mil cores. Com uma curadoria única, representa a união ideal entre a cinefilia e a cultura pop, e traz consigo a história da cidade de São Paulo, tecnologia de ponta, e conforto para seus frequentadores. O Cine Marquise conta com o patrocínio da SABESP, possui três salas de cinema, as três com acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, para cadeirantes e assentos destinados a obesos. O cinema ainda conta com preços diferenciados nas promoções "Quarta-feira é um barato" com ingressos a R$13,00 e nas matinês de sábado e domingo a R$13,00 a meia-entrada.

Sobre o Grupo Tonks

Criado em 2006 por Marcelo J. L. Lima, o Grupo Tonks nasceu como uma consultoria de tecnologia e soluções digitais para as principais redes exibidoras do país. Frente a notáveis oportunidades ampliar seu portfólio e ter maior presença no mercado, a empresa fundou também a Revista Exibidor, alimentando a indústria com novidades; a Expocine, encontro físico anual entre os profissionais de cinema, e, recentemente, o Cine Marquise, espaço dedicado a uma programação versátil para todos os fãs de cinema no coração de São Paulo e em Poços de Caldas.


fonte: FT Estratégias

0 visualização0 comentário
bottom of page